“Adote um docinho carente” é o tema da Feira de Adoção de animais que a Unidade de Zoonoses de Jales vai realizar no próximo dia 26 de novembro, (sábado), das 9 às 13 horas, na Praça João Mariano de Freitas (Praça do Jacaré), em parceria com a clínica veterinária Turma dos Bichos, com apoio das empresas NutriMais Pet Food e MDS Saúde Animal e da vereadora Andrea Moreto.
Durante a feira serão apresentados aos visitantes e ao público que passar pela praça, os animais para adoção que estão sendo cuidados por aquela unidade.
A secretária de Saúde, Nilva Gomes Rodrigues de Souza informou que durante a feira o público poderá conhecer e adotar os cães e gatos que vivem no local e esperam por um lar. Entre os pets para adoção estão machos e fêmeas de várias idades e portes e também há opções de filhotes. Para adotar será preciso ser maior de 18 anos, apresentar documentos pessoais, comprovante de endereço residencial e assinar um Termo de Responsabilidade, comprometendo-se a manter o animal nos limites de sua residência, para que o cão ou o gato não tenha acesso à rua desacompanhado.
Os médicos veterinários Carlos Eduardo Geraldeli da Silva, responsável pelo setor de Zoonoses e Paula Sumie Tavares, da clínica Turma dos Bichos, disseram que grande parte dos animaizinhos já está vacinada e vermifugada. Alguns, por serem muito jovens, ainda irão passar pelo processo de castração, também ofertado pela Unidade de Zoonoses para quem realizar a adoção na feira.
Os animais, dos mais variados tamanhos e idades, não possuem raça definida e alguns já são adultos. O intuito, entretanto, também é conscientizar a população para que não discrimine aqueles que não têm raça e os adote.
LISTA
A Unidade de Zoonoses dispõe de uma relação mensal dos animais para adoção. Para conferir a lista que contém a foto e o sexo do animal, o interessado deve acessar o endereço www.jales.sp.gov.br e clicar no banner disponível na página principal. Também é possível acessar a lista clicando no ícone “serviços” no menu do canto superior esquerdo da tela e depois em “adoção de animais”. “Mensalmente a Secretaria de Saúde, por meio da Unidade de Zoonoses, nos envia a lista para que possamos divulgá-la no site oficial da Prefeitura”, ressaltou o secretário de Comunicação, Douglas Zílio.
A Unidade de Zoonoses abriga animais resgatados de maus-tratos ou que corriam algum risco para sua saúde. Mesmo não sendo o foco do trabalho da unidade, no local é proporcionado o abrigo necessário para manter os bichinhos protegidos até que eles encontrem um novo lar e recebam o carinho que merecem, como informou a Prefeitura.