- Bruno Gabaldi
“Um país desnutrido de leitura, só se salva comendo educação”. Essa foi a mensagem transmitida durante a cerimônia de lançamento do Centro Educacional Univida (CEU) da Diocese de Jales na noite de quinta-feira, dia 10, realizada no auditório da Escola Vocacional.
Participaram do lançamento o bispo diocesano Dom José Reginaldo Andrietta, padres, seminaristas, leigos, universitários, voluntários e autoridades.
Além disso, integrantes da Escola Livre de Teatro de Jales realizaram uma intervenção artística com músicas e poesias reforçando a importância da educação na sociedade.
De acordo com Dom Reginaldo, a iniciativa educacional tem como finalidade primordial oferecer formação qualificada e socioprofissional para agentes de pastoral, leigos e interessados a partilhar conhecimentos. “Este trabalho educacional será integrado à missão evangelizadora da Igreja Católica, direcionado especialmente às novas gerações para que possamos construir um ambiente profissional mais humanitário, a serviço da vida e do bem comum”, afirmou o bispo.
O padre Eduardo Lima, coordenador diocesano de pastoral e fundador da Associação Humanitária UNIVIDA, explicou que o CEU contribuirá com o processo educacional de toda a região. “Trata-se do Pacto Educacional Global promovido pelo Papa Francisco, uma educação humanística, solidária e em favor dos mais vulneráveis”, ressaltou o padre.
A cerimônia foi transmitida ao vivo pelas redes sociais e rádios da Diocese.
Ontem (12), o CEU iniciou suas atividades através do curso inaugural de Cristologia, ministrado por Cônego Antônio Manzatto, professor doutor da faculdade de teologia da PUC-SP.