• Luiz Ramires

O médico jalesense Vandré Roma Missoni, coordenou uma equipe do SAMU de São Vicente que se deslocou até São Sebastião, em socorro às vítimas da enchente que atingiu o litoral Norte de São Paulo.
Ele disse que uma das suas preocupações era de que o atendimento do SAMU em São Vicente não fosse prejudicado. Para evitar esse transtorno, antes de seguir para o local da tragédia, conversou com seus colegas, remanejando plantões para ter segurança de que os cidadãos da cidade não fossem prejudicados, segundo informou ao Jornal Vicentino.
Como coordenador médico, ele narra que a equipe se deparou com barreiras na estrada, máquinas trabalhando e vários trechos perigosos em que era possível passar apenas um carro por vez. Explicou que uma viagem que demoraria no máximo três horas durou sete.

LAMA
Quando chegaram ao local indicado, Vandré afirma que parecia que o morro havia trocado de lugar com a cidade, tamanho era a lama que invadia as ruas e as casas, com árvores distorcidas.
Cerca de 200 atendimentos foram realizados já nas 24 primeiras horas, segundo o médico jalesense, incluindo gente retirada dos telhados, grávidas e idosos e até mesmo o caso de um infarto em um homem que precisou ser socorrido. No final foram mais de 300 atendimentos.
A equipe era formada ainda pelo coordenador de frota, Eder Fernandes, enfermeira Sílvia Letícia e o técnico de enfermagem Raphael de Lima. Eles ficaram concentrados na Vila Sahi, região mais afetada pelas chuvas. Resgataram mortos, viram pessoas desesperadas que perderam tudo, crianças com medo de que o teto de uma escola onde estavam alojadas desabasse e muitas vezes tiveram que desempenhar o papel de psicólogos, ajudando a acalmar muita gente.
A equipe retornou a São Vicente uma semana depois, relatando com muita emoção tudo o que viram: um verdadeiro cenário de guerra, como afirmaram.

Muita emoção

Nas redes sociais o médico jalesense Vandré Missoni postou, no final da missão, uma mensagem, emocionado, contando o que viu e agradecendo o apoio recebido pela sua equipe.

“Hoje chega o fim da missão mais dolorosa que já fui designado: atuar na catástrofe na região de São Sebastião. Foram quatro dias intensos, de muita dor e um enorme pesar. Antes de mais nada, gostaria de agradecer do fundo do meu coração nosso prefeito de São Vicente @kayoamado e nossa querida Secretária de Saúde @miiisantos_ que em um gesto de humanidade e solidariedade aos nossos irmãos do litoral norte, nos designaram essa missão. Queria agradecer minha equipe, que abraçaram essa nobre missão junto comigo. Vocês fizeram a diferença. Deixamos lá um pouco de nós, um pouco do nosso esforço, da nossa dedicação, do nosso conhecimento e principalmente dos nossos corações. Aprendemos, vivenciamos, sentimos, agradecemos. Lá também conhecemos um pouco mais sobre nós mesmos. Vivemos alguns dias de maneira , porém de importante parceria e carinho um pelo outro.
Apesar de tamanha infelicidade, conseguimos tirar alguns sorrisos até de quem mais sofria. O SAMU de São Vicente é isso: profissionalismo acima de tudo, porém bondade e alegria fazem parte do pacote. Trabalhos em equipe, um exemplo a ser seguido que de certa forma, incrível como essa equipe deu certo! Como dissemos desde o começo, ninguém solta a mão de ninguém.
São Sebastião vive hoje um momento de Luto e me sinto eternamente grato de ter feito parte dessa pequena tentativa de trazer um pouco de conforto e paz a quem mais precisava. Quero que saibam que estamos aqui e jamais abriremos mão de qualquer pedido de ajuda. Agora é um momento de choro, de sensação de estar perdido, isolado. Aqueles que se foram deixam aqui suas lembranças, porém existe um conforto em Deus que sei que todas as famílias vão encontrar para seguirem suas vidas em paz. Nossa equipe vive esse Luto junto, sofremos e choramos juntos.
Obrigado a todas as equipes que saíram dos seus lares, para tentar de alguma forma, trazer os familiares lá perdidos… nem que fosse pra uma dolorosa despedida. Aqui fica minha oração e minhas palavras de sentimentos. A Equipe SAMU São Vicente volta pra casa, mas nossos corações permaneceram eternamente com vocês.”

O médico Vandré Missoni (segundo à esquerda)com seus companheiros da equipe de resgate às vítimas da enchente na Vila Sahi
O jalesense Vandré com dois de seus companheiros de equipe do SAMU de São Vicente que ajudou socorrer as vítimas no Litoral Norte
Equipe do SAMU de São Vicente, de onde se deslocou o grupo com o médico jalesense Vandré Missoni

Comments are closed.