- Luiz Ramires
A partir de agora a Santa Casa de Jales passa a contar com dois aparelhos de fototerapia que dispensam transfusão de sangue em bebês em caso de uma doença grave, apenas utilizando banho de luz, como explicou a médica Eliana Nunes Tamashiro, responsável pela UTI Neonatal, durante a entrega dos aparelhos adquiridos através do Rotary Clube Grandes Lagos.
A entrega, na tarde da última segunda-feira, dia 5 de dezembro, contou com a presença do governador do Distrito 4480 do Rotary, Gerson Januário que destacou a importância deste e dos outros projetos desenvolvidos em Jales, como o da doação de um arco cirúrgico para o Hospital de Amor, de 175 mil dólares e que foi o maior projeto do distrito.
A aquisição dos aparelhos foi coordenada pelo rotariano Rodrigo Siqueira desde setembro do ano passado quando seu filho ficou internado e ele soube da necessidade desses aparelhos para a Santa Casa. O presidente do Rotary Grandes Lagos, Juscelino Marques lembrou que ações como essa dependem do apoio da comunidade nas campanhas feitas pela instituição para arrecadação de recursos utilizados em benefício da comunidade, através de instituições como a Santa Casa.
O provedor Carlos Toshiro Sakashita agradeceu o apoio do Rotary pela visão da necessidade desses equipamentos ao custo de R$15 mil cada, para o atendimento dos recém-nascidos que necessitam desse tratamento. A Santa Casa, como afirmou, precisa muito de apoios como esse e da comunidade, para continuar se equipando e atendendo melhor os pacientes, não só de Jales, mas dos 16 municípios atendidos pelo hospital.