• Luiz Ramires

O Conselho Comunitário de Segurança de Jales é um dos mais atuantes, segundo a Coordenadoria Estadual dos Consegs, estando entre os 10 que mais se destacam, entre os 450 integrantes do mesmo. Essa classificação foi apresentada durante o 38º Aniversário dos Consegs, comemorado no dia 19 de maio, em São Paulo.
Seu presidente, Roberto Vieira Lima, que integra o conselho há 15 anos, sendo 8 como presidente, afirma que a luta do mesmo no momento, é pela instalação de câmeras de segurança pelas quais já vem lutando há seis anos, junto às instituições ligadas ao assunto, mas como disse, isso só será possível quando estiver funcionando a Guarda Municipal, já aprovada pela Câmara, após uma audiência pública.
A Guarda Municipal, como afirmou, é importante para fazer o devido monitoramento dos equipamentos, o que poderá acontecer a partir de 2023. Inicialmente as câmeras deverão ser instaladas no centro e nas entradas e saídas da cidade.
O presidente do conselho explica que Jales é centro de região, com divisa entre três estados, sendo também corredor de drogas e contrabandos vindos de países vizinhos.
Oura iniciativa recente do conselho foi a participação, junto com a Prefeitura da confecção de 5.000 panfletos, dentro da campanha de trânsito Maio Amarelo, com foco nos motociclistas e principalmente nos moto-taxistas.
As reuniões do Conseg são mensais e acontecem sempre nas segundas terças-feiras de cada mês, sendo que recentemente também passou a contar com a Polícia Federal, como membro efetivo, levando e trazendo informações para a comunidade.
O Conseg é formado por integrantes das polícias e da comunidade que se reúnem para analisar, planejar e acompanhar a solução dos problemas de segurança, desenvolver campanhas educativas e estreitar laços de entendimento e cooperação entre as várias lideranças locais.

O escrivão de polícia Maurílio Aloísio Negreli da Silva, com o presidente do Conseg de Jales, Roberto Vieira Lima, mostra o certificado recebido da Coordenadoria Estadual

Comments are closed.