Por Secretaria de Comunicação

Com a reorganização do atendimento de síndromes gripais na rede de atenção básica nas unidades de saúde, feita pela Prefeitura Municipal, com o objetivo de descentralizar os atendimentos, dar mais agilidade aos trabalhos e garantir mais segurança à população e às equipes de saúde, considerando o aumento da demanda dos casos no município, a Secretaria de Saúde também informou que houve mudanças nos locais de vacinação contra a covid-19.

A imunização ocorrerá nas seguintes unidades de saúde, a partir desta segunda-feira, dia 10: Núcleo Central de Saúde (Jardim Monterey), ESF Setuo Suetugo (São Jorge), ESF Dra. Zilda Arns Neumann (Novo Mundo), ESF Shigueru Kitayama (Roque Viola) e ESF Dr. Getúlio de Carvalho (Arapuã), das 8h às 16h.

A Prefeitura de Jales também continua com o Plantão de Vacinação. Em cada dia da semana, uma unidade segue atendendo em horário estendido, das 8h às 19h, sendo elas atualmente: ESF Dr. Getúlio de Carvalho, no Jardim Arapuã (todas as segundas-feiras); ESF Dr. Shiguero Kitayama, no Roque Viola (todas as terças-feiras), ESF Setuo Suetugo, no Jardim São Jorge (todas as quartas-feiras) e no Núcleo Central de Saúde (todas as quintas-feiras).

As pessoas não precisam fazer agendamento para tomar as vacinas, basta apresentar o cartão de vacinação, CPF e comprovante de residência.

Conforme explicou a secretária de Saúde, Nilva Gomes Rodrigues de Souza, as mudanças começaram pelos atendimentos das síndromes gripais. Além da ESF Honório Amadeu, conhecida como Uniamérica, na Avenida da Integração, onde funciona o chamado “Covidário”, mais três unidades de saúde, a ESF Ozil Joaquim Rezende (Jardim Municipal), a ESF Dr. Francisco Xavier Rego (Jardim Paraíso) e a ESF Luis Ernesto Sandi Mori (JACB) estão fazendo o atendimento de toda a demanda de casos suspeitos e/ou confirmados para a covid-19, compreendendo desde o acolhimento até a coleta do material para o diagnóstico.

“Nestas unidades, o paciente que passar por consulta já pode se dirigir ao espaço da farmácia e retirar o medicamento que foi receitado pelo médico. Com mais unidades de saúde voltadas para este tipo de atendimento exclusivo para sintomas de síndromes gripais, os moradores poderão ser consultados em locais exclusivos, garantindo mais segurança. Com isso vamos diminuir o contágio, já que não teremos atendimento de rotina nessas três unidades. Separando essa população, vamos conseguir diminuir o risco de contágio e ofertar melhor assistência aos pacientes”.

A secretária de saúde faz ainda um alerta para que a população agende as consultas e que procure as unidades de atendimentos de rotina somente em caso de extrema necessidade para evitar aglomerações neste momento crítico da pandemia, que inicie ou dê continuidade ao processo de imunização para que possam ficar protegidos da covid-19 e que continue com as medidas de proteção fazendo uso de máscara facial e higienização das mãos com álcool em gel.

Comments are closed.