• Bruno Gabaldi

A região pastoral da Paróquia São José Operário de Jales trouxe de volta a tradição da “Folia de Reis” na cidade. De 11 de dezembro de 2021 até a última quinta-feira, dia 6 de janeiro de 2022, foram realizadas visitas para os fiéis.
Durante a manhã de terça-feira (4), o Jornal de Jales acompanhou uma das visitas, mais conhecidas como “giros”, que saiu da matriz, passou pelas três comunidades (São João Batista, São Francisco de Assis e Sagrada Família de Nazaré) e mais duas residências.
A companhia São Judas Tadeu – A Esperança nos Conduz, composta por 16 foliões, saudou o presépio de cada comunidade com canções típicas, muitas delas inventadas na hora, além de transmitir alegria, fé e esperança para os moradores.

Na última missa do dia 6, na Paróquia São José Operário, o padre Mário Roberto Faria e toda a companhia da Folia de Reis entraram com a bandeira em direção ao presépio em ação de graças


Conforme informou o padre Mário Roberto Faria, administrador da Paróquia São José Operário, a iniciativa de realizar a Folia de Reis foi para consolidar o cuidado e a oração junto às famílias atingidas pela Covid-19.
“A nossa intenção, eu como festeiro da folia deste ano, foi mostrar que temos esperança de um tempo melhor e levar essa alegria por meio das canções. Estamos vivendo o tempo da igreja, o ciclo do Natal e a chegada dos Reis Magos para louvar o Cristo. Visitamos aproximadamente 250 casas no total”, explicou.

A bandeira de Santos Reis visitou os fiéis que contribuíram com várias doações, seja em alimento, animais ou dinheiro

DOAÇÕES
Além das músicas, a ação dos foliões rendeu várias doações em prol da paróquia, sendo em alimentos não perecíveis, animais ou dinheiro.
Ainda de acordo com o padre Mário, a meta de arrecadação para este ano é R$11.500,00. “As ofertas em animais ou outras doações vamos aproveitar e realizar uma ação entre amigos no dia 29 de janeiro. Neste primeiro ano, o valor arrecadado será revertido para a paróquia. Nos anos subsequentes, cada comunidade será agraciada com a festa. Para 2023, a comissão organizadora escolheu a comunidade São Francisco de Assis/Big Plaza para acolher a festa, além disso o casal Marlene Gomes e Luciano Alves daquela igreja foram definidos como festeiros (organizadores)”, informou o padre.
Ainda no último dia 6, foram celebradas três missas em ação de graças aos Três Reis Magos – Melchior, Baltazar e Gaspar. A Festa de Reis seguirá até o dia 29 de janeiro, com a Ação Entre Amigos.

Uma imagem interessante: quando a Folia de Reis canta alguma música para um falecido, a oferta é colocada no chão e presa pelo cabo da bandeira, o bastião (palhaço) cruza sua espada e assim forma uma cruz

Comments are closed.