Ao passar por Jales na última quarta-feira, 5 de janeiro, o deputado estadual licenciado Itamar Borges fez um pequeno balanço a respeito de sua atuação como secretário estadual de Agricultura e Abastecimento.
Ele revelou que em 2021 foram assinados mil convênios envolvendo os mais variados setores do universo agro como segurança no campo, equipamentos, maquinários e veículos.
Ele garante que, no ano que está começando, outros mil convênios serão assinados beneficiando todas as regiões do estado.
“Nós temos praticamente 600 obras para dar ordem de serviço e quero entregar pelo menos 70% até abril”, acrescentou.
Ele informou também que, neste início de ano, a Secretaria de Agricultura lançará outros programas, entre os quais o de Combate a Incêndios, visando preparar os municípios mais atingidos na última seca com queimadas através de patrulhas hídricas.
Itamar também falou em investimento em pesquisa dando como exemplo o fato de que, sendo a região grande produtora de borracha, os técnicos descobriram que uma muda de cacau pode ser utilizada no meio da seringueira.
Sobre o programa Segurança no Campo, ele informou que os custos serão bancados pela Atividade Delegada (convênio entre as prefeituras e a Polícia Militar) ou através de convênio com sindicatos rurais e até empresas como usinas.

AVANÇOS
Colocar a tecnologia a serviço dos produtores rurais é outro desafio que o secretário Itamar decidiu encarar. Para tanto, a Secretaria vai se valer de dois novos programas, o “Mercado Digital” e o “Compras Publicas”.
No primeiro, haverá capacitação dos produtores e no segundo haverá o cadastramento de todos os produtores junto à Associação Paulista de Supermercados.
Itamar lembrou que o governo de São Paulo pode comprar até 30% direto dos pequenos produtores reunidos em associações e cooperativas para a merenda escolar.
É aí que também entra o programa Rota Rural, cujo formato contempla endereço, inclusão produtiva, saúde, educação e segurança.
Ele explicou que tal programa é casado com o Google, ou seja, a pessoa vai poder acessar pelo Waze a localização da propriedade (sistema GPS).

POLÍTICA
Ouvido pelo Jornal de Jales, o secretário de Agricultura confirmou que seu partido, o MDB, está fechado com a candidatura a governador do atual vice Rodrigo Garcia (PSDB) e se dispõe até mesmo a integrar a chapa majoritária.
Segundo ele, o partido já tem uma chapa completa de candidatos à Assembleia Legislativa e Câmara Federal, restando definir apenas eventuais nomes para o Senado.
A propósito, Itamar participou de café da manhã ao lado de companheiros de partido em uma padaria da cidade, colhendo sugestões e colocando-se à disposição para as demandas em favor de Jales.

Secretário anuncia recuperação de estradas rurais

Ainda na quarta-feira, o secretário Itamar Borges foi recebido na sede do Poder Executivo pelo prefeito Luís Henrique Moreira, vice Marynilda Cavenaghi, secretária de Agricultura Sandra Gigante, e técnicos da secrtaria municipal e da Cati.
A pauta do encontro foi a recuperação de estradas rurais como a Jal-377, no Córrego da Sofia, e a Jal-150, no Ribeirão Lagoa, ao todo 6 quilômetros mais 100 metros.
Segundo a Secretaria Municipal de Comunicação, ele anunciou aos presentes a liberação de recursos para a recuperação de outros 15 quilômetros a serem definidas pela equipe da Prefeitura.

O prefeito Luis Henrique, a primeira-dama Alziane Rossafa Moreira, a vice Marynilda e representantes da CATI,
Secretária Municipal de Agricultura, Defesa Agropecuária e Câmara Municipal recepcionaram o
secretário de Estado de Agricultura e Abastecimento, Itamar Borges

Comments are closed.