No último dia 28 de julho, foi lançado no 35° Congresso Brasileiro de Cirurgia em Florianópolis/ SC o “Manual de Captação de Recursos em Saúde” em parceria com a FMUSP – Faculdade de Medicina USP, Hospital das Clínicas USP, Departamento de Cirurgia USP e eE – editora dos Editores.
O livro teve como autores e editores o Prof. Dr. Everson Artifon da USP, Adriana Mariano, Relações Institucionais e Governamentais do Hospital de Amor Barretos, Mariana Magon de Convênios e Captação de Recursos Públicos na Prefeitura Municipal de Sorocaba/SP, Rafael Minatogawa, Chefe de Gabinete na Câmara dos Deputados e Prof. Dr. José Pinhata, docente na USP e Superintendente do Hospital Universitário da USP, além de mais 20 convidados que foram autores de capítulos específicos em suas áreas e enriqueceram todo o aprendizado.
O manual de captação de recursos públicos vem de encontro com as necessidades de entidades e órgãos captarem recursos para sua sustentabilidade financeira e atende perfeitamente hospitais públicos, hospitais universitários, hospitais privados sem fins lucrativos, entidades da área da saúde e municípios com vasto aprendizado teórico e prático para profissionais de captação de recursos, gestores da saúde, advogados, secretários municipais, vereadores, prefeitos e curiosos desta área tão promissora.
São 27 capítulos que falam sobre a cultura da captação de recursos na formação do aluno de graduação e pós-graduação, noções básicas de orçamento público, tipos de recursos em saúde, esferas de captação, custeio e investimentos para MAC – Média e Alta Complexidade e PAP – Piso Atenção Primária, impacto das emendas parlamentares nas políticas de saúde pública, sistema de gestão de convênios e contratos de repasse, inserção, ajustes e monitoramento de propostas da saúde, recursos nos governos estaduais e municipais, inovação, judicialização nos processos de emendas parlamentares, visão do parlamentar sobre as emendas parlamentares e trabalho do profissional de captação de recursos em Brasília, visão da CMB – Confederação das Misericórdias do Brasil como estratégia de evolução e sustentabilidade para os hospitais, perfil ideal de um captador de recursos, bem como, um bônus sobre captação de recursos de A a Z com pessoas físicas.

Comments are closed.