“Eu só tenho motivos para elogiar o trabalho do André. Pela nossa avaliação, ele vem tendo uma excelente conduta à frente da unidade de Jales. Na verdade, ele desempenha suas funções com grande responsabilidade, esforça-se ao máximo e trabalha até mais do que seria atribuição dele”.
A afirmação foi feita ao Jornal de Jales por Adriana Martins Gomes, diretora regional da Central de Penas, referindo-se a André Wilson Neves da Silva, responsável pela unidade de Jales
A titular do escritório sediado em Presidente Prudente, contou que a abrangência da diretoria atinge 21 municípios da região oeste e parte do noroeste, incluindo Jales.
Ela foi ouvida pelo J.J. a propósito do balanço divulgado pela Secretaria Municipal de Comunicação sobre os atendimentos realizados em 2021.
Conforme o relatório, a Unidade de Atendimento e Reintegração Social de Jales, onde funcionam serviços como Central de Penas e Medidas Alternativas (CPMA) e Central de Atenção ao Egresso e Família (CAEF)., foi viabilizada em face de convênio firmado entre a Prefeitura de Jales e o governo do Estado de São Paulo através da Secretaria de Administração Penitenciária.
Ao longo de 2021, a Unidade de Jales realizou 468 atendimentos via CPMA e outros 1.311 atendimentos a egressos do sistema penitenciário.
COMO FUNCIONA
A Central de Penas e Medidas Alternativas (CPMA) é responsável pelo acompanhamento e execução do Programa de Prestação de Serviço à Comunidade e por encaminhar condenados para diferentes instituições onde cumprem a pena. Neste sentido, foram cadastradas todas as entidades assistenciais de Jales e, entre as atividades prestadas, estão limpeza, manutenção, jardinagem, atendimento, vigi, cozinheiro, pedreiro, encanador serviços gerais, entre outras.
Já a Central de Atenção ao Egresso e Família (CAEF) atua, através de 47 centrais espalhadas pelo estado, fornece atendimento específico à pessoa que cumpriu pena no sistema penitenciário e que se encontra em liberdade e também a seus familiares. Com relação à inserção no mercado de trabalho e geração de emprego e renda, atua através do programa Pró-Egresso. O atendimento é feito por profissionais com formação em Serviço Social