Um bebê de 28 dias, da zona rural que se engasgou tomando leite materno foi salvo pela Polícia Militar acionada através do COPOM, no dia 1º de março, quarta-feira e imediatamente se deslocou para o local indicado. Os policiais começaram a prestar os primeiros socorros quando conseguiram restabelecer a consciência da criança.
Logo na sequência mãe e filho foram conduzidos na própria viatura policial, pela urgência que o caso exigia, em função da distância da cidade e porque não havia tempo para solicitar alguma viatura de resgate para aquele lugar.
Durante o percurso, a mãe percebeu que o bebê apresentava dificuldade para respirar. Foi quando uma policial militar da equipe iniciou massagens em seu peito, restabelecendo sua respiração, até chegar à Santa Casa de Jales, onde foram iniciados os cuidados médicos que o caso exigia, sendo que em seguida ele apenas ficou em observação até se recuperar e ser liberado à tarde.

A mãe com a criança, no centro, ladeada à esquerda pelos cabos Alonso e Pondian e à direita pela cabo Karina e 2º sargento James

Saiba como funciona o programa Segurança Rural

Em agosto de 2021 o 16º BPM/I instalou o programa Segurança Rural, com objetivo de levar mais segurança, pela Polícia Militar, até os moradores do campo, além de prestar serviços emergenciais, como aconteceu esta semana quando uma dessas equipes conseguiu salvar um bebê que havia engasgado com leite, estava perdendo a respiração, foi socorrido e levado para a Santa Casa (matéria nesta página).
Durante as visitas os policiais militares fazem contato com as pessoas que frequentam o meio rural colhendo informações sobre suas necessidades de segurança fornecendo o Plus Code, que representa em códigos as coordenadas geográficas para quando a viatura for atender alguma ocorrência possa localizar com mais facilidade e chegar mais rápido ao lugar de onde surgiu a informação.
A PM recomenda que o código seja deixado em um local de fácil acesso divulgado para todos os que moram ou trabalham na propriedade e que deve ser passado para o COPOM, quando este for acionado pelo telefone 190.
A criança engasgada foi salva porque foi passado o código, através do 190 e a propriedade rural foi localizada facilmente.
Em nota à imprensa, o comandante do 16º BPM/I, tenente coronel Edson Fávero, informa que desde a sua implantação o programa já realizou mais de 28 mil visitas na sua área de abrangência, sendo que muitas propriedades já foram visitadas mais de uma vez e quem ainda não foi visitado pode agendar uma visita, ligando para a PM.

O programa Segurança Rural já realizou mais de 28 mil visitas desde sua implantação em agosto de 2021
Polícia Militar divulga salvamento de criança engasgada através do programa Segurança Rural

Comments are closed.