Um diagnóstico socioambiental e a análise do levantamento sobre os projetos de educação ambiental existentes na região foram apresentados durante o Fórum Participativo que trata sobre a educação ambiental voltado aos municípios integrantes da Bacia Hidrográfica do Rio São José dos Dourados (CBH-SJD).
O fórum aconteceu na sede da AERJ (Associação dos Engenheiros da Região de Jales) envolvendo uma parceria entre a Secretaria de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente e o comitê da bacia.
Um dos produtos foi a caracterização ambiental situacional, feita através da composição de quatro eixos temáticos: Recursos Naturais, Recursos Hídricos, Planejamento e Gestão, Saúde Ambiental e Coleta seletiva. A partir disso, foi levantada a prioridade de ações de educação ambiental para cada município da bacia, entre essas linhas temáticas.
Para os participantes foram apresentadas propostas de duas oficinas, com duas perguntas cada, para levantamento de dados primários e sugestões de princípios, diretrizes, proposições de projetos de educação ambiental, entre outras ideias que virão a compor o Plano de Educação Ambiental – PEA-SJD.
As oficinas e as perguntas propostas foram as seguintes: Oficina1: “Educação Ambiental, como solução para os problemas ambientais levantados”; Oficina 2: “Construção de diretrizes e princípios gerais sobre a Educação Ambiental na BH-SJD”.
O próximo passo será a sistematização das informações colhidas durante os fóruns para integrar o PEA-SJD. A versão preliminar do Plano será apresentada em uma Audiência Pública para validação e complementações, a ser realizada em Jales, em data a ser definida.
Como produto final do projeto, será confeccionada uma cartilha com o PEA-SJD contendo informações, proposições e exemplos de projetos de Educação Ambiental para a Bacia Hidrográfica do Rio São José dos Dourados e seus municípios participantes.
Para obter mais informações entre em contato com a equipe do Plano de Educação Ambiental – SJD, pelo e-mail pea.sjd@gmail.com.

Foram apresentadas propostas de duas oficinas para levantamento de dados primários e sugestões de princípios, diretrizes, e proposições de projetos de educação ambiental

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