• Bruno Gabaldi

Finalmente o sonho do viaduto sobre a linha férrea na altura da Rua Arujá, ligando os bairros Jardim Paulista e Jardim São Gabriel agora é realidade para os jalesenses.
A obra, iniciada em março deste ano, foi entregue na última quarta-feira, dia 31 de agosto, levando o nome do delegado de polícia “Dr. Sebastião Biazi”, uma das 306 vítimas da covid-19 em Jales.
A construção foi realizada pela concessionária responsável pela malha ferroviária paulista, a Rumo Logística, em parceria com a Prefeitura Municipal de Jales, com investimento de R$ 7 milhões, sendo entregue um dia antes do prazo, que era setembro.
O viaduto tem mão dupla para circulação de veículos e passarela para pedestres, substituindo a passagem em nível sobre a linha férrea na Rua Maranhão, que foi desativada.
De acordo com Rodrigo Verardino de Stéfani, gerente de Relações Institucionais e Governamentais da Rumo, este é o primeiro viaduto de dois que serão construídos pela concessionária. “Esse viaduto é pensando nos próximos 30 anos, pelo aumento do volume ferroviário sem que isso impacte a vida dos munícipes”.
Sobre o segundo, ele explicou: “para iniciar a obra do outro viaduto, no prolongamento da Rua 2, precisamos da cessão das instalações de onde será localizado. Essa área necessária não está em posse nem da Rumo, nem da Prefeitura, mas sim da Secretaria de Patrimônio da União – SPU. Eles precisam passar para a Prefeitura e só aí a Rumo conseguirá realizar a obra do segundo viaduto”.
De acordo com o prefeito Luis Henrique Moreria, os moradores não vão sofrer mais com as buzinas do trem naquela região pelo fechamento da passagem em nível na Rua Maranhão. “Sem sombra de dúvidas vamos desafogar algumas entradas e saídas da cidade. O segundo viaduto já tem o projeto elaborado, o que falta para ele começar a ser construído precisamos de uma documentação e uma autorização da SPU. Logo vamos ter essa documentação”, ressaltou Luis Henrique.

CERIMÔNIA
Participaram da cerimônia de inauguração o gerente de Relações Institucionais e Governamentais da Rumo, Rodrigo Verardino, Marcelo Rodrigues (coordenador de Relações Governamentais da Rumo), Thiago Augusto Eloy (especialista em Relações Governamentais), como também o prefeito Luis Henrique, a primeira-dama Alziane Rossafa Moreira, a vice Marynilda Cavenaghi, secretários municipais, vereadores, Luzia Beijo Francisco Biazi, viúva do delegado de Polícia Sebastião Biazi, demais autoridades e população.
Luzia Biazi, em nome de toda família, agradeceu a homenagem e disse que dr. Sebastião Biazi continuará vivo em cada coração.
Após o descerramento da placa e o corte da fita inaugural do viaduto, os primeiros veículos a trafegarem no local foi uma ambulância da Secretaria Municipal de Saúde, viaturas da Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Federal e Corpo de Bombeiros, como respeito pelos serviços prestados por cada instituição.

Os primeiros veículos a transitarem pelo novo viaduto foi uma ambulância da Secretaria Municipal de Saúde, viaturas da Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Federal e Corpo de Bombeiros // Fotos: Bruno Gabaldi
Participaram da inauguração autoridades e munícipes de toda a cidade
A placa foi descerrada por diretores da Rumo, prefeito Luis Henrique Moreira, primeira-dama
Alziane Rossafa Moreira e a vice Marynilda Cavenaghi, junto com Luzia Beijo Francisco Biazi,
viúva do delegado de Polícia Sebastião Biazi

Comments are closed.