Ao longo dos últimos 23 anos, o Fórum da Cidadania, instância comunitária formada por entidades de classe, clubes de serviço, associações profissionais, instituições filosóficas e diocese, tem prestado relevantes serviços à cidade.

Nascido quase por acaso na esteira de uma série de editoriais intitulada “Acorda, Jales”, publicados na capa do respeitado semanário Jornal de Jales, mais conhecido por ‘JJ”, tendo como um de seus principais mentores, o já saudoso jornalista e cidadão jalesense Deonel Rosa Junior, quando entre 1998 e 1999, um assinante, o então juiz de direito Pedro Manoel Callado Moraes, jalesense de coração, ponderou ao diretor do J.J. que aquelas ideias expostas nos textos não poderiam se perder.

A partir daí, com a adesão inicial das lojas maçônicas Coronel Balthazar, Marechal Rondon, Terceiro Milênio de Jales, Subseção da OAB e Associação Comercial e Industrial, as lideranças comunitárias sentiram que havia espaço para a atuação das chamadas forças vivas e atuantes, o que motivou clubes de serviço e associações profissionais a engrossarem as fileiras daquele grupo.

Os fundadores decidiram que o Fórum não teria diretoria formal, mas uma coordenação, nem data fixa de reunião, encontrando-se na medida das necessidades.

Também ficou estabelecido que os integrantes seriam rotativos, ou seja, substituídos anualmente, de acordo com o calendário de cada entidade.

Ao longo dessas quase duas décadas e meia, todas as grandes mobilizações tiveram o apoio e, em alguns casos, até a liderança do Fórum da Cidadania.

As conquistas foram incontáveis ao longo dessas mais de duas décadas e ainda vivas nas lembranças dos jalesenses.

Atualmente integrado por 17 entidades e a diocese, além dos atuais representantes, acrescentando os ex-dirigentes, membros natos do Fórum da Cidadania se unem nesta singela homenagem.

Falar e abordar a trajetória profissional de um grande homem não é fácil, mas ao mesmo tempo pode ser que não seja tão difícil pelas qualidades intrínsecas que fazem parte de um grande homem, como é o caso do ilustre jornalista e cidadão jalesense Deonel Rosa Junior que há mais de 50 anos adotou Jales como sua morada definitiva.

Deonel que partiu para o Oriente eterno nos deixou nessa última segunda-feira, vítima de um infarto fulminante.

São inúmeras as pessoas que fazem uma referência especial ao jornalista Deonel Rosa Junior, o que demonstra o seu espírito de um profissional ímpar e de um democrata de natureza humana convicto e atuante.

A cidadania sempre mexia com Deonel Rosa Junior. Dizia que a gente nasce onde nasce, mas escolhe o lugar onde quer viver, construir família, trabalhar e contribuir para o aprimoramento da convivência.

Outra característica marcante do cidadão Deonel foi de ser útil à sociedade e dar razão à própria existência.

Seu foco sempre foi o de colaborar com as instituições e a sociedade civil jalesense e região.

Os legados das ações comunitárias empreendidas pelo Deonel ficarão marcadas na história da cidade para sempre.

Nesta oportunidade, as entidades que integram o Fórum e subscrevem essa homenagem agradecem o cidadão DEONEL ROSA JUNIOR por tudo o quanto realizou para o fortalecimento da CIDADANIA.

Dom Reginaldo Andrietta (Bispo Diocesano)


Elaine Borges Bernardes (Presidente da ACIJ – Jales)


Adriano Schiavinatti Gomes (Presidente da APCD)

Dr. Rafael Perdomo (Presidente da APM)


Dr. Carlos Alberto E. Britto Neto (Coordenador do Fórum)


Ricardo Hentiz (Presidente da 63ª Subseção OAB de Jales)


Ivan José Cintra (Venerável Loja Mac. Coronel Balthazar)


Franley Garcia (Venerável Loja Maç. Marechal Rondon)


João Henrique Caparroz (Venerável Loja Maç. 3º Milênio)


Juscelino Benedito Marques (Presidente do Rotary Grandes Lagos)


Olício Bochio (Presidente do Rotary Clube de Jales)

Maria Helena Stelluti Voltera (Presidente Lions Clube de Jales)


Alexandre Alves Rensi (Sindicato do Comércio Varejista)


Maria Ramires (Sindicato dos Empregados no Comércio de Jales)


José Candeo (Sindicato Rural)

Jamil Athiê (Presidente da AERJ)

                                 

Comments are closed.