- Luiz Ramires
A falta de ordenamento da fiação dos cabos dos provedores de internet e telefonia que utilizam os postes da Elektro vem sendo muito criticada pelos vereadores, durante as sessões camarárias, com denúncias de incômodos e acidentes provocados por essa situação.
O problema acabou resultando em uma reunião com representantes das empresas e a Prefeitura, através do secretário de Obras, Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano, Manoel Andreo de Aro, para se buscar uma solução para o problema.
O encontro que contou com a presença da analista de sistemas da Elektro, Dulce Cunha, do secretário de Municipal de Governo Wellington Lima Assunção, dos vereadores Riva Rodrigues (PP), Bruno de Paula (PSDB), Andrea Moreto (Pode) e João Zanetoni (PSDB) e outros convidados, foi nas dependências do Centro Cultural, com a participação virtual de técnicos da empresa que explicaram como pretendem desenvolver o trabalho em Jales, unindo as propostas com as da Prefeitura.
APOIO
Mesmo entendendo que a responsabilidade pela fiscalização é da Elektro, diante da gravidade da situação a Prefeitura, segundo o secretário de Obras, vai contribuir com as empresas, fornecendo às mesmas e à própria Elektro uma setorização, dividindo a cidade em zoneamentos para dentro dos mesmos identificar os níveis de criticidade dessas irregularidades das instalações dos cabos.
A Prefeitura também deverá priorizar a ordem de atuação das referidas empresas para a devida regularização de cada setor, mantendo um cronograma para efetivação dos trabalhos, além de auxiliar na viabilidade de reuniões de trabalho entre as empresas para eventuais realinhamentos e ajustes das metodologias de trabalho.
O vereador Riva Rodrigues destacou que há empresas de telefonia que não removem cabos de linhas que foram desativadas das residências: “A maioria das linhas residenciais foram desligadas há tempos e os fios continuam nos postes. Sabemos que isso tem custo e gostaria de saber quanto a Elektro vai investir nisso, porque não é só cobrar. A Elektro recebe das empresas que usam os postes e esses postes ela recebeu de doação. A Elektro tem que dar a contrapartida”.
ACORDO
Segundo a assessoria de imprensa da Elektro, em nota ao Jornal de Jales, foi feito “um acordo com a Prefeitura, com convite às empresas de telecomunicações que atuam em Jales, para buscar propostas de regularização de eventuais problemas com os cabos de telefonia e internet, bem como reforçar a responsabilidade dessas empresas em manter o cumprimento das normas”.
A nota diz ainda que foi firmado compromisso para uma reunião em que será apresentado um mapeamento dos locais, para que as empresas ocupantes da rede passem a atuar nessa regularização, considerando principalmente os riscos de segurança.