O vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde, José Célio Martini, participou nos dias 29, 30 e 31 de maio, em Campinas, da 9ª Conferência Estadual de Saúde, que este ano abordou o tema “Garantir Direitos e Defender o SUS e a Democracia: Amanhã vai ser outro dia”.
A conferência recebeu cerca de mil participantes que avaliaram, discutiram e priorizaram quatro eixos temáticos. O primeiro foi “O Brasil que temos. O Brasil que queremos”. O segundo foi “O papel do Controle Social e dos movimentos sociais para salvar vidas”. O terceiro “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia” e o quarto “Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas”.
De acordo com Martini, as propostas recebidas na conferência irão auxiliar na construção das políticas públicas estaduais, bem como, diretrizes e propostas que serão encaminhadas à 17ª Conferência Nacional de Saúde, que será realizada em Brasília, no mês de julho.
Durante a conferência Martini foi um dos delegados escolhidos para participar da 17ª Conferência Nacional de Saúde, que ocorrerá em Brasília entre os dias 2 e 5 de julho de 2023. Ele destacou a participação da representante do DSR de Mogi das Cruzes, Socorro Souza Rocha que vem atuando na defesa do SUS e das causas da saúde pública.
Martini, que já foi presidente do Conselho Municipal de Saúde por cerca de três anos é o atual vice-presidente do colegiado. Ele foi eleito pelo voto direto de delegados dos 102 municípios que integram a DRS de São José do Rio Preto.
O Conselho Municipal de Saúde, representado pelo atual presidente, Obdi Baroni Júnior e pelo vice-presidente Martini, e a Secretaria Municipal de Saúde, representada pela secretária municipal de Saúde, Nilva Gomes Rodrigues, também participaram no mês de março, da Primeira Plenária Municipal Preparatória, evento que antecedeu a Conferência Macrorregional de São José do Rio Preto.