• Por Giana Rodrigues

Na semana em que foi comemorado o Dia Nacional do Voluntariado (28 de agosto), a APAE (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais) de Jales lançou mais uma campanha de apelo por novas adesões e agradecimento aos que já colaboram para sua manutenção. Um vídeo emocionante nas redes sociais mostra em detalhes o trabalho realizado pela instituição e convida colaboradores para que seja mantido o padrão nos atendimentos.
Completando 50 anos no mês de setembro, a APAE Jales atualmente recebe cerca de 240 pessoas com deficiência intelectual, múltipla e com autismo da cidade de mais 11 municípios da região, como Aspásia, Dirce Reis, Mesópolis, Paranapuã, Pontalinda, Santa Albertina, Santa Salete, Santana da Ponte Pensa, São Francisco, Urânia e Vitória Brasil. São 53 colaboradores em diversas áreas para realizar atendimentos multidisciplinares.
A APAE também conta com um setor de educação, uma escola especializada com equipe gestora e professores especialistas na área de educação especial. Para cuidar da saúde de quem frequenta o local, há uma equipe de profissionais qualificados nas áreas de Fisioterapia motora, Equoterapia e Hidroterapia, Fonoaudiologia, Terapia ocupacional, Psicologia, Nutrição e Psiquiatria. Na Assistência Social, os educadores atendem os usuários em higiene e beleza, Educação física, Arte, Dança, Psicologia e Terapia Ocupacional.
As aulas de informática para todos os alunos e usuários colaboram para uma aprendizagem mais significativa, propiciando situações de rompimento de barreiras vivenciadas pelos alunos com deficiência, a tão sonhada inclusão.
De acordo com o presidente João Aparecido Papassidero, a APAE Jales tem um déficit orçamentário de R$ 128 mil. Hoje os governos federal, estadual e municipal subsidiam 68% dos custos da instituição e ações junto à comunidade completam a contrapartida. “Existem parcerias com Jales e os municípios vizinhos, porém se faz necessário no decorrer do ano realizar vários eventos para angariar fundos e complementar os recursos na manutenção da estrutura física e na qualidade dos nossos atendimentos”, ressalta o presidente.

BOTEKO DA APAE
A próxima ação beneficente será uma noite de música sertaneja e comida de boteco, no salão da APAE, dia 16 de setembro a partir das 19h30. Com cachês a custo zero, irão se apresentar as duplas jalesenses Neto & Felipe e Zé Vitor & Matheus.
Os convites estão sendo vendidos a R$ 100,00 através dos telefones (17) 99626-2265 e 98154-0540.

Comments are closed.