José Caetano de Souza, mais conhecido como “Seu Caetano” (Foto Oriente) ou, para os mais íntimos, “Seu Zé”, nasceu aos 31/08/1937 em Mirassol/SP. Casou-se com Nely Izabete com quem teve quatro filhos (Eloiza, Edmilson, Eliezer e Elbert (in memorian)) e três netos (Mayara, Victor e Gabriel).
O Sr. Caetano exerceu, por alguns anos, a profissão de contador, mas a fotografia profissional foi sua paixão e escolha de vida.
Ele participou de vários grupos da sociedade, fazendo parte da Sociedade de São Vicente de Paulo por 46 anos, a qual dedicou seus trabalhos às famílias mais carentes de Jales. Foi Ministro de Eucaristia na Catedral por quase sete anos. Também, interessava-se por assuntos de autoconhecimento, tornando-se membro da Ordem Rosa Cruz e estudioso da Cabala Cristã.
Muitos conhecem suas belíssimas obras de arte à tinta óleo e aquarela, mas alguns não sabem que ele também era um exímio contador de histórias e dedicava algumas horas do seu dia escrevendo crônicas e poemas. Além disso, ele desenhava, cozinhava, tocava órgão e teclado (era apaixonado por óperas) e se arriscava como trovador e salmista.
Adorava cuidar das suas plantinhas, suas orquídeas, rosas do deserto, da sua mini horta, e dos seus pezinhos de figo e cajá-manga. Mas o que gostava mesmo e não podia faltar era um tempinho para suas pescarias, seu lazer preferido.
O Sr. Caetano era um artista nato, com um refinado senso crítico e atento para as belezas do seu cotidiano. Possuía uma grande sensibilidade e percepção do belo, fazendo com que tudo ao seu redor, as coisas mais simples do seu cotidiano, tornassem-se celebradas minuciosamente por meio das suas fotos, quadros ou poemas.
Era um ser humano muito amável, benevolente e querido por muitos. Com o seu jeito tímido, paciente, amigo e educado realizou grandes e boas obras que sempre reverberarão no coração dos que o conheceram.
Com certeza, sentiremos muitas saudades!