- Secretaria de Comunicação
O prefeito Luis Henrique Moreira recebeu em seu gabinete, na manhã da sexta-feira, dia 3 de junho, o gerente de relações governamentais da Rumo, empresa concessionária da Malha Paulista, Rodrigo Verardino de Stéfani, que visitou as obras de construção do viaduto sobre a linha férrea que seguem em ritmo acelerado.
A construção está sendo feita pela Rumo S.A., empresa concessionária da Malha Paulista, por meio da Tranenge Construções, empreiteira de São Carlos contratada para a obra que está instalada na margem da linha de ferro, na Avenida Minas Gerais, onde estão montados os containers que servem de escritório e de depósito para os materiais e as ferramentas. A via também foi parcialmente interditada para que o maquinário possa operar com segurança no local.
Na quinta-feira, 2, vigas de aproximadamente 23 metros de comprimento e um guindaste para fazer o içamento do material chegaram ao canteiro de obras para dar sequência à nova etapa dos trabalhos. Orlando Silva, gerente administrativo e financeiro da Tranenge Construções, contou que cerca de 25 trabalhadores fazem parte da equipe, além de alguns terceirizados.
A construção inclui uma alça de acesso que se inicia em um terreno na esquina da Avenida Minas Gerais com a Rua do Lavrador, passando sobre a linha na altura da Rua Arujá, no Jardim Paulista, até chegar a um terreno na Rua Goiás, no Jardim São Gabriel.
Metade da via será ocupada pelo acesso ao viaduto e a rua será dividida ao meio, onde serão colocados blocos de concreto no meio da via e o leito carroçável será ampliado, avançando sobre o que atualmente é o terreno que margeia a linha de ferro no lado onde está o Jardim São Gabriel.
Os engenheiros da obra disseram ainda que o viaduto será de mão dupla e terá semáforo nos dois lados. Depois que a obra for inaugurada, irá substituir a passagem em nível sobre a linha na Rua Maranhão que vai ser completamente fechada.
A previsão é de que as obras do viaduto sejam concluídas no segundo semestre. Depois disso, um segundo viaduto ligando a Rua Osvaldo Cruz à Avenida Jânio Quadros, nas proximidades do Comboio, será construído pela Rumo.
O prefeito Luis Henrique ficou entusiasmado e otimista com o andamento das obras. “Trabalhamos muito para que isso ocorresse, fazendo gestão diversas vezes, inclusive participando de reuniões em São Paulo, para que acelerassem o início da obra em Jales, pois, com a construção dos viadutos nossa cidade terá mais oportunidades de desenvolvimento. Hoje estou muito feliz com o andamento das obras, vendo as vigas sendo içadas e o viaduto tomando forma para, muito em breve ser inaugurado e trazer mais desenvolvimento para nossa cidade. Nunca deixamos de acreditar nesse projeto, na empresa e na transformação e progresso que essa obra vai proporcionar”.
O chefe do Poder Executivo jalesense frisou ainda que “a malha paulista é a principal via para o escoamento da produção agrícola do país e sabemos que se ela passa por Jales, nós podemos figurar como uma cidade importante para o desenvolvimento do nosso estado e do nosso país. É importante lembrar a população de que além da construção dos dois viadutos teremos investimentos em tecnologia, principalmente no pátio da Rumo em Jales que deverá ser ampliado e receberá melhorias; teremos a soluções de conflitos urbanos como descarrilamentos, acidentes, mortes, que aconteceram ao longo de muitos anos e que até hoje, tem impacto na vida das pessoas Mas tudo isso fará parte do passado após a conclusão dessas obras que chegam para agregar, contribuindo para que Jales continue sendo centro de região”, concluiu Luis Henrique.