• Bruno Gabaldi

Após longos anos sem uma sede específica, a Secretaria Municipal de Educação inaugurou na manhã da última quinta-feira, dia 29 de setembro, sua nova sede, localizada na Avenida José Rodrigues, nº120, Jardim do Bosque.
O local, que já abrigou a Associação dos Deficientes Físicos da Região de Jales – Aderj, desde 2018 passou a integrar o quadro de infraestruturas ligadas à Prefeitura de Jales e agora hospeda a Secretaria de Educação.
O prédio recebeu melhorias por meio de reformas e adequações, pintura, jardinagem, identificação visual, móveis e equipamentos novos, sistema de monitoramento, mais qualidade e segurança para os servidores.
Em forma de homenagem, a nova sede leva o nome da saudosa professora Laura Freitas de Paula, que doou a vida pela educação jalesense durante vários anos. Ela faleceu em 2014 em decorrência de um câncer.
Conforme explicou o secretário municipal de Administração, Reginaldo Viota, para as necessárias adequações da Secretaria, foram investidos recursos próprios do município, prezando a economia, praticidade e funcionalidade dos espaços.

CERIMÔNIA
Participaram da cerimônia de inauguração o prefeito Luis Henrique Moreira, a primeira-dama Alziane Rossafa Moreira, Marynilda Cavenaghi (vice-prefeita e secretária municipal de Educação), Bismark Kuwakino (presidente da Câmara Municipal), vereadores, Marisley Berceli (supervisora de ensino), professora doutora Adriana Campos (ex-secretária municipal de Educação), familiares da homenageada, a pastora da 1ª Igreja Batista de Jales Amélia Matos, secretários, servidores públicos e alunos do projeto de tempo integral da Escola Municipal Professor Osvaldo Soler.
A vice-prefeita e secretária municipal de Educação, Marynilda Cavenaghi, ressaltou que “a sede da Secretaria Municipal de Educação é um sonho realizado. Quando chegamos aqui para iniciar a reforma e adequação, alguns diziam que demoraria muito tempo, outros não acreditavam, o ambiente não era nada agradável, mas com muita coragem, garra e determinação, foi possível. O resultado que temos hoje é a soma de esforço, dedicação e muito trabalho”.
Ana Alice de Castilho Andreo, sobrinha da professora Laura Freitas de Paula homenageada pela secretaria, ao lado das filhas da dona Laura, Lucelaine e Luciane, disse que “a ‘tia Laura’ representa um pouco da história de Jales e tanto contribuiu para a formação de tantas crianças e jovens. Minha tia deu aulas em escolas na periferia de Jales, em Palmeira d’Oeste e depois na E.E. Dom Artur Horsthuis. Seu sonho era ser alfabetizadora. Enfrentou muitos desafios, mas superou todos em nome da Educação, nunca desanimou, foi sempre uma guerreira. Tia Laura tratava cada aluno como se fosse seu filho. Ela deixou seu legado entre seus filhos, sobrinhos, netos, ex-alunos e amigos com quem conviveu”.
Antes do encerramento, a pastora Amélia de Matos conduziu uma oração pedindo a benção de Deus para a sede da Secretaria de Educação.

Professora doutora Adriana Campos, ex-secretária municipal de Educação: “mesmo durante a pandemia da covid-19, os servidores
da educação conseguiram manter a qualidade do ensino”
A supervisora de ensino, Marisley Berceli fez uma linha do tempo e relembrou como a Educação passou de departamento para secretaria
A sobrinha da homenageada com o nome da Secretaria Municipal
de Educação “Laura Freitas de Paula”, Ana Alice de Castilho Andreo, ao lado das filhas
da dona Laura, Lucelaine e Luciane e da neta Lorena, falou em nome dos familiares
Alunos do Projeto de Tempo Integral da Escola Municipal Profº. Oswaldo Soler apresentaram a música “Toc Toc”

Comments are closed.