Luiz Ramires

Jales é a primeira cidade do país a estender para as escolas uma parceria inédita com o Corpo de Bombeiros, idealizada pelo 1º tenente Guilherme Pavan Custódio, comandante local da Estação de Bombeiros, voltada para capacitar professores e funcionários para prestarem primeiros socorros em caso de necessidade. O prefeito Luis Henrique Moreira disse que a parceria deverá envolver todas as escolas do município.
O comandante lembrou que os primeiros minutos, antes mesmo da chegada dos bombeiros ou do Samu, podem ser fundamentais para salvar vidas, quando existe alguém capacitado para prestar esse atendimento imediato.
A proposta é oferecer capacitação para que todas as escolas municipais, estaduais e particulares, desde as creches até o Unijales tenham condições de prestar o mínimo de atendimento em casos de ferimentos com armas de fogo ou objeto cortante.
O trabalho será realizado junto com a Polícia Militar, mas ele destaca que embora a ideia tenha surgido depois dos ataques às escolas não existe qualquer ameaça de novos atentados registrados pelos policiais na região.

PREVENÇÃO
Assim, essa capacitação acaba se estendendo para qualquer tipo de incidente que possa acontecer e não apenas em caso de algum ataque. Para isso também deverão ser ministradas palestras e cursos como medidas preventivas.
O comandante afirma que existem outros projetos do Corpo de Bombeiros, mas nenhum com esse enfoque que terá Jales como cidade piloto, com a Prefeitura ficando responsável pelo fornecimento do material necessário, no caso das escolas municipais, o mesmo acontecendo com os outros estabelecimentos de ensino.
A partir desse projeto piloto outras parcerias deverão ser realizadas, inicialmente entre as 12 cidades pertencentes à área de atuação dos bombeiros de Jales, podendo depois se estender para outras localidades do estado e até do país, como afirmou Pavan.

O 1º tenente Guilherme Pavan Custódio, comandante local da Estação de Bombeiros, foi o idealizador do projeto
Projeto inédito do Corpo de Bombeiros vai ser iniciado nas escolas de Jales

Comments are closed.