A professora e escritora Janeth Vitorino de Camargo Cawano, de Santa Albertina, foi convidada para receber o Prêmio Talentos Helvéticos Brasileiros, organizado pela editora suíço-brasileira Helvetia Éditions. Ela recebeu o comunicado através de Rayani Alfradique, coordenador da comissão do prêmio que deveria receber no dia 21 de março, pela publicação de seu livro “Escola da Vida”, mas por dificuldades financeiras ficou impossibilitada de comparecer em Genebra, mas foi representada por uma pessoa da organização.
O prêmio foi instituído em 2016, para tornar públicas obras que se destacam no cenário cultural do Brasil e da Suíça, além de promover um intercâmbio cultural e reconhecer autores independentes.
Segundo a editora, já foram premiados 82 títulos, incluindo romances, crônicas, poesias e ensaios infantis e infanto-juvenis, estabelecendo a honraria como uma das maiores outorgas de uma editora brasileira no exterior.
A escolha das obras é feita pelo corpo de jurados, baseada em cinco critérios: originalidade, ineditismo, desenvolvimento, criatividade e linguagem utilizada, além de considerar o currículo e o trabalho de cada autor em prol da literatura em seu país.
As obras selecionadas ficaram expostas no salão de artes de Genebra dos dias 22 a 26 de março, no stand da Helvetia Éditions.
QUEM É
Em maio de 2022, o Jornal de Jales publicou matéria destacando que Janeth é natural de Santa Albertina, professora formada em Educação Física e escreve livros direcionados para as séries iniciais do ensino escolar.
A reportagem informava que Janeth Vitor, como é conhecida, lançou a primeira edição do livro Escola da Vida em formato de recorte e colagem no evento cultural Sarau no Ponto em Jales, dia 19 de janeiro de 2020. Depois disso, o livro teve a segunda e terceira edição em formato e-book.