JUNTOS E MISTURADOS – Atento e observador da cena política local presente na manifestação de contribuintes, segunda-feira, dia 17, na Câmara Municipal de Jales, fez interessante constatação. A revolta pelo valor das taxas de resíduos sólidos embutidas nos carnês do IPTU foi tão grande que chegou a extrapolar as preferências político-partidárias colocando no mesmo lado dois grupos que se estranham diariamente em nível nacional, principalmente nas redes sociais —petistas e bolsonaristas.

PRESSÃO- Estavam lá botando a boca do mundo, incendiando as galerias da Câmara, tanto devotos do ex-presidente Lula quanto simpatizantes do presidente Jair Bolsonaro. Também engrossaram o coro dos descontentes gente sem vinculações político-partidárias, mas muito revoltada com a salgada conta.

JUÍZO – O ambiente só não ficou mais conturbado porque, em atitude de bom senso, a administração municipal retirou da ordem do dia o projeto de criação de duas secretarias municipais e vários cargos em comissão. Também foi retirado da pauta outra polêmica propositura instituindo diárias para quem viajar a serviço da Prefeitura sem necessidade de prestação de contas.

CARTÃO VERDE- Dos 10 vereadores presentes, só foram poupados de vaias e gritos três edis — Hilton Marques (PT), Carol Amador (MDB) e Elder Mansueli (Podemos), que votaram contra o Projeto de Lei Complementar que instituiu os novos tributos. Até quem não usou a palavra andou ouvindo alguns impropérios.

RETROVISOR – Um dos manifestados mais acesos nas galerias, andando de um lado para outro, foi o ex-presidente da Câmara Municipal, Gilberto Alexandre de Morais. Na verdade, como reconhecem até seus desafetos, Gilbertão tem legitimidade para entrar no caso, pois em 2016 ele, no exercício da vereança, protocolou requerimento de informações à Prefeitura questionando se a chamada taxa do lixo já estava embutida no valor total do IPTU. Gilberto lembra que também bateu às portas do Ministério Público e que, talvez por conta disso, o projeto de lei complementar instituindo as taxas foi retirado pelo Executivo.

CHÁ DE CAMOMILA – Surpreendentemente, um dos poucos manifestantes tranquilos era o ex-vereador Luís Especiato, que foi candidato a prefeito pelo PT. Ele é autor de representação ao Ministério Público arguindo a nulidade da sessão extraordinária que ensejou a aprovação do projeto criando a chamada taxa do lixo. Em entrevistas posteriores, Especiato, que é estudante de Direito, limitou-se a fazer análises técnicas do caso, sem adjetivações, a não ser a óbvia e que está na boca do povo— considerou abusivo o valor das taxas. Ele parece aguardar com serenidade o pronunciamento do Ministério Público Estadual.

RETAGUARDA – Ouvido no programa Antena Ligada na manhã de quarta-feira,19, Especiato fez outra revelação. Ele disse que recorreu aos préstimos do advogado Gustavo Balbino para dar respaldo técnico à representação. Referido causídico tem bagagem na área. Além de advogado, Balbino é especialista em docência no ensino superior e mestre em Ciências Ambientais.

PÚLPITO – O caso de resíduos sólidos acoplados nos carnês do IPTU repercutiu até em celebrações litúrgicas. Na missa de domingo, às sete e meia da manhã, na Catedral, o celebrante Dom Reginaldo Andrietta, bispo diocesano de Jales, referiu-se indiretamente ao assunto no contexto da homilia, quando falou em injustiças sociais e nas grandes dificuldades que o povo vem enfrentando, inclusive os decorrentes de altos valores do IPTU que vem sendo cobrados em algumas cidades, sem citar especificamente Jales. Mas, nem precisava…

CIÊNCIA – A matéria especial publicada por este jornal dando conta de que uma jalesense, Maristela Martins de Camargo havia feito a revisão científica de “Imune: Uma Jornada ao Sistema Misterioso que Mantém Você Vivo”, o livro mais vendido atualmente nos Estados Unidos, repercutiu intensamente tanto na edição impressa —assinantes e leitores – quanto na digital. A reportagem foi vista na página do J.J. no Facebook por 1.855 internautas, com 13 curtidas, 3 compartilhamentos e 3 comentários.

DNA – Na verdade, Maristela, embora cientista de prestígio internacional, não é a única celebridade na família da professora aposentada Eneida Martins Camargo e do saudoso José Camargo, também professor. Márcio Martins de Camargo, o outro filho do casal, é conselheiro substituto do Tribunal de Contas do Estado e até o início da semana que passou estava exercendo a titularidade ocupando a vaga do conselheiro Robson Marinho, afastado durante muito tempo por pendências com a justiça.

Márcio Martins de Camargo: jalesense no Tribunal de Contas do Estado
Discreto, Luís Especiato dialogou com a vereadora Carol durante a sessão// Fotos: Bruno Gabaldi

Comments are closed.