W.O. – Dos 32 inscritos, apenas 8 estudantes compareceram à Fatec de Jales, local da reaplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), no último domingo, dia 9 de janeiro. Segunda a Agência Brasil foi a primeira fase da etapa suplementar do ENEM de 2020, aberto desta vez a alunos que estavam contaminados pela Covid-19, outros que tiveram problemas logísticos ou de infraestrutura e faltaram no dia da aplicação e aos menores que cumprem medidas socioeducativas.

EQUIPE –A segunda etapa da reaplicação será hoje, 16 de dezembro. Independentemente do número de alunos, o ENEM mobiliza um contingente que trabalha na coordenação, aplicadores de provas, além da equipe de apoio da própria escola e, fora dela, dois policiais militares e viatura, conforme constatou este comentarista.

LARGADA- A possível candidatura a deputado federal do jalesense Fernando César Cervantes dos Santos noticiada com exclusividade por esta coluna na edição anterior agitou os meios comunitários, aí incluídos os formadores de opinião. Além dos leitores da tradicional edição impressa — principalmente assinantes — os internautas também se manifestaram e de forma muito positiva. Os tópicos enfocando o assunto tiveram 3.115 visualizações, 40 curtidas, 20 comentários e dois compartilhamentos.

FILHO DA TERRA- O alarido teve a ver com a notícia de que Fernando Cervantes, nascido e criado em Jales, a convite de um dirigente partidário havia se filiado ao PL, o novo partido do presidente Jair Bolsonaro. Ele é médico otorrinolaringologista em São Paulo onde trabalha há 25 anos com clínica na mesma região da capital. Com fortes vinculações em Jales, onde moram a mãe Catalina Cervantes, educadora aposentada e escritora, e os irmãos Eliane e Carlos Eduardo, ambos médicos, Fernando também tem propriedade rural em Dirce Reis.

A GRANDE FAMÍLIA– Como um assunto puxa outro, tudo indica que a família Zambelli resolveu adaptar antigo mote religioso ao terreno eleitoral— “família que disputa unida permanece unida”. Segundo o Estadão, a deputada federal Carla Zambelli, que disputará a reeleição, não será a única da família. Consta que seu irmão Bruno, empresário, fará dobradinha com ela como candidato a deputado estadual. E de acordo com a mesma fonte, Aguinaldo Oliveira, comandante da Força Nacional, recebeu missão direta de Bolsonaro: a de concorrer a uma vaga na Câmara dos Deputados neste ano provavelmente pelo Ceará. Oliveira é casado com Carla e teve o ex-juiz Sérgio Moro como padrinho.

Madrinha de projeto humanitário no Jales Clube, deputada federal Carla Zambelli, candidata à reeleição, fará dobradinha com irmão Bruno na eleição de outubro

MADRINHA – A nota no tópico anterior se justifica porque a deputada Carla Zambelli (PSL) é a madrinha do projeto de transformação de área do Jales Clube (54.900 metros quadrados), já doada à Casa Hunter, em Centro de Tratamento de Doenças Raras. A primeira emenda parlamentar destinada a esse fim pela deputada, no valor de R$ 3 milhões e 700 mil, deverá ser repassada diretamente à Casa Hunter, entidade sem fins lucrativos sediada em São Paulo e presidida pelo empresário Antoine Daher.

SEMÁFORO – A desativação das unidades Covid e UTI na Santa Casa de Jales e nos demais hospitais da região tornou o Hospital de Base de São José do Rio Preto o destino de quem precisa de internação por contaminação pelo virus. À primeira vista, a situação parece sob controle. Na segunda-feira que passou, o estado de São Paulo tinha 1.567 pacientes em UTI e 3.400 em enfermaria. A taxa de ocupação de leitos em unidades de terapia intensiva estava em 35% na média do estado e em 42% na região metropolitana da capital. Uma semana antes, os índices eram de, respectivamente, 25% e 32%.

SEMPRE ALERTA- “Temos que ter atenção, não preocupação. É estar atento aos números e à velocidade das internações”, afirmou o secretário estadual de Saúde Jean Gorinchteyn, ao ser entrevistado em São Paulo. Ele afasta a hipótese de colapso, mas diz não descartar a possibilidade de reativar leitos.

BOA PRAÇA- Vale recordar que Gorinchteyn esteve em Jales no dia 29 de outubro de 2021, integrando a comitiva do então governador em exercício Carlão Pignatari, que veio para reinaugurar o repaginado Centro Cultural Dr. Edílio Ridolfo e, simbolicamente, o também reformado Terminal Rodoviário Prefeito José Antonio Caparroz. Embora seja médico de renome e professor da USP, o secretário foi pura simpatia e se movimentou com muita simplicidade nos bastidores. No momento em que o animador chamou ao palco Carlos Toshiro Sakashita, provedor da Santa Casa, para ouvir de Carlão o anúncio do repasse de R$ 1 milhão, Gorintchteyn , em uma demonstração de gentileza, pediu a presença no palco da secretária municipal de Saúde, Nilva Gomes Rodrigues de Souza, inserindo-a na foto oficial.

OLHO CLÍNICO – Responsável direto, ao tempo em que governou Santa Fé do Sul três vezes, pela transformação da cidade natal em estância turística, o deputado estadual licenciado Itamar Borges, atual secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, tem uma enorme sensibilidade para sentir para onde o vento sopra. No dia 5 de janeiro, quando esteve em Jales para contatos oficiais e com correligionários, Itamar foi alertado por este comentarista de que estava prestes a ser inaugurado um estabelecimento que tinha muito a ver com o AGRO, bandeira que hasteou. Apesar da agenda apertada, ele topou conhecer a “Fiorani Cafés Especiais”, que ainda não tinha sido inaugurada.

TURISMO RURAL – Itamar foi, viu e gostou tanto que postou em suas redes sociais o seguinte texto: “Visitei as instalações da Fiorani Cafés Especiais, em Jales, e fiquei muito impressionado. O espaço , que será aberto ao público, é um dos melhores e mais completos do Brasil e outros países. Além disso, as instalações do local são muito charmosas e intimistas. Dá vontade de sentar e experimentar um gostoso café no Fiorani. Tenho certeza de que o espaço se tornará mais um atrativo para o turismo rural de Jales e da região. Parabéns aos proprietários Fábio Fiorani e Tati pelo novo empreendimento. O AGRO paulista agradece!”

Empolgado com o que viu na “Fiorani Cafés Especiais”, Itamar Borges, secretário
de Agricultura, publicou texto elogioso a Fábio e Tati em suas redes sociais // Foto:Bruno Gabaldi

Comments are closed.