RISCA – FACA- Político escolado, o prefeito Luís Henrique Moreira (PSDB), adepto do estilo de que a melhor defesa é partir para o ataque, aproveitou entrevista concedida ao programa Antena Ligada, da Antena 102 FM, na manhã de sexta-feira, dia 4, para desqualificar alguns manifestantes. Mesmo reconhecendo que as medidas são impopulares e geraram insatisfação, ele afirmou que os movimentos contra as taxas e contribuições embutidas nos carnês do IPTU são insuflados por grandes proprietários de imóveis, pessoas com interesse político-partidário e um terceiro grupo que quer jogar para a torcida.

LEÕES DA PRAÇA- O advogado José Luís Penariol fez a abertura e foi uma espécie de mestre de cerimônias da manifestação realizada no último domingo, dia 30, na praça João Mariano de Freitas, protestando contra a inserção de taxas e contribuições consideradas abusivas nos carnês do IPTU. Os contribuintes foram convocados através das redes sociais.

LEÕES DA PRAÇA (2)- Esta não foi a estreia de Penariol em eventos públicos. Em março do ano passado, ele empunhou o microfone em frente à Prefeitura, engrossando o grupo de manifestantes inconformados com as restrições impostas aos segmentos do comércio por conta da Covid-19. O conhecido advogado é bolsonarista-raiz. Tanto que, como registrou esta coluna, ele viajou para Brasília só para participar daquela polêmica manifestação de 7 de setembro do ano passado tendo como protagonista o presidente Jair Bolsonaro em carne e osso.

Manifestação na praça, domingo passado, dia 30

LISTA DE CHAMADA – Embora a maioria dos presentes fosse constituída de bolsonaristas, dois vereadores sem vinculações com o grupo também foram convidados e usaram a palavra — Carol Amador (MDB) e Elder Mansueli (Podemos). Ambos votaram contra o Projeto de Lei Complementar que instituiu os novos tributos. Já Hilton Marques (PT), que fez parte do trio elétrico contra a chamada “Taxa do Lixo”, preferiu ficar fora. O ex-presidente da Câmara, Gilberto Alexandre de Moraes, que combateu no passado a taxa de lixo, e Ailton Santana, que foi candidato a prefeito pelo PV, hoje sem partido, também se manifestaram.

MANUAL – Sem atuação partidária, mas ativo na vida comunitária, o advogado Carlos Alberto Brito Neto, coordenador do Fórum da Cidadania, que estava apenas assistindo à manifestação, acabou sendo chamado para falar. De forma didática, sem adjetivar comportamentos, ele fez uma síntese do Projeto de Iniciativa Popular a ser enviado à Câmara Municipal com objetivo de revogar a lei que criou as novas taxas e contribuições. O causídico explicou aos presentes que, para ser apresentado, o Projeto de Iniciativa Popular necessita das assinaturas de 1/5 dos eleitores inscritos em Jales. Só depois da checagem da Justiça Eleitoral, a propositura poderá ser enviada à Câmara. Sua fala foi tão esclarecedora que ele foi obrigado a correr até seu escritório e buscar cópias das listas para apoiamento ao projeto.

DIÁRIAS – A jalesense Fernanda Lima, delegada de polícia e vereadora mais votada em Formosa-GO, abordou em suas redes sociais um assunto que tem muito a ver com a atualidade da cidade onde nasceu e foi criada: diárias. Com o título “Para onde vai o dinheiro público?”, Fernanda escreveu que, por si só, pagar diárias não é ilegal. Mas, continua ela,” chama a atenção quando centenas de milhares de reais são empenhados no pagamento de diárias que não necessariamente se revertem em melhorias ou investimentos em áreas estratégicas do município”.

Jalesense Fernanda Lima, vereadora mais votada em Formosa-GO, denunciou gastos considerados excessivos com diárias

CONTAS – Em tom incisivo, a combativa Fernanda afirma: “é o que pode ter ocorrido no ano de 2021. Dados disponíveis no Tribunal de Contas dos Municípios de Goiás apontam que, de janeiro a setembro, a Prefeitura Municipal de Formosa gastou R$ 407.523,35 em diárias pagas aos funcionários e agentes políticos”. E compara: “é como se todos os dias, mais de R$ 1.509,34 fossem gastos só com essa despesa. O valor poderia ser utilizado, por exemplo, para adquirir uma pá carregadeira para atender a zona urbana e rural, ou comprar medicamentos, que faltam nos postos de saúde”

RASTILHO – Pois bem, em Jales, por conta de tema parecido, um projeto de lei propondo novos critérios para pagamento de diárias a agentes políticos, as galerias da Câmara Municipal pegaram fogo na sessão extraordinária do dia 17 de janeiro, às 10 horas da manhã. Os manifestantes foram, na verdade, protestar contra a lei que criou a taxa do lixo. Quando souberam que seriam votados dois projetos —um criando mais duas secretarias municipais e novos cargos e o outro fixando a questão das diárias — o inconformismo foi geral. A tal ponto que as duas proposituras acabaram sendo retiradas da Ordem do Dia.

MISSÃO – Uma celebração eucarística realizada na Cúria Diocesana de Jales, segunda-feira, 31 de janeiro, teve duplo sentido. Comemorar o 82º aniversário de Dom Demétrio Valentini, bispo emérito, transcorrido no dia anterior, e o 6º ano do Ministério Episcopal de Dom Reginaldo Andrietta. A cerimônia foi restrita aos funcionários da Cúria. No domingo, 30, a equipe de liturgia da missa das sete e meia, na Catedral, homenageou o atual bispo.

Dom Reginaldo e Dom Demétrio em celebração na Cúria Diocesana por duplo motivo

MAPA – Durante os 33 anos em que esteve à frente da diocese, Dom Demétrio tornou-se figura nacional como coordenador das Pastorais Sociais, órgão estratégico da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, e presidente da Caritas Brasileira, além de participante da Conferência Episcopal Latino-Americana. Dom Reginaldo também tem trânsito no alto clero, como bispo referencial da CNBB para o mundo do trabalho.

Comments are closed.