Jales recebeu na última terça-feira (31) o Encontro Regional de Produtores Rurais, promovido pelo Sebrae com o apoio do Sindicado Rural da cidade e da FAESP/SENAR. O encontro aconteceu no Almeria Eventos e contou com a participação de representantes de 57 cidades que integram o sindicato da região.
O intuito do evento foi discutir temas relevantes para o desenvolvimento dos produtores. Associativismo e corporativismo, como vender para órgãos públicos (merenda escolar), contratação de funcionários e oportunidades de emprego foram os temas abordados.
À frente do Sindicato Rural há 55 anos, José Candeo, presidente da instituição, falou sobre o encontro. “Esse encontro é muito importante para os trabalhadores do campo, um evento que veio coroar os produtores rurais”, afirmou Candeo, umas das referências do agronegócio no interior de São Paulo.
O gerente regional do Sebrae, Marcos José Amâncio, não poupou elogios à iniciativa e destacou o grande trabalho que tem sido feito pelo Sindicato de Jales para estimular o desenvolvimento e crescimento dos produtores rurais da região. Segundo ele, o conhecimento trazido nesse tipo de encontro faz com que os produtores sejam cada vez mais profissionais e tenham mais progresso.
O evento que estamos fazendo hoje em parceria com o Sindicato Rural é extremamente importante para levar ao produtor rural informações muito atuais sobre assuntos que eles precisam lidar no dia a dia.
“Além de ser um sindicato extremamente profissional, o sindicato de Jales é parceiro do Sebrae há muitos anos, e Jales tem um grande potencial ao atendimento aos produtores da região. O sindicato é muito comprometido com as ações do Sebrae e não tivemos dúvida ao trazer o evento pra cá. Quero reforçar os agradecimentos ao Sindicato Rural, na pessoa do Candeo, por toda a parceria e compromisso, o evento está lindo e será um grande sucesso”, disse.
Eliana Germano, consultora de negócios do Sebrae Votuporanga, destacou a possibilidade de troca de experiências proporcionada pelo evento. A profissional falou da importância de os temas tratados no encontro terem sido buscados em conversas com os próprios produtores, aproximando ainda mais as entidades do público-alvo.
“Nosso objetivo é levar conhecimento, desenvolvimento e informações para os produtores rurais. Toda a programação foi inspirada por feedback dos próprios produtores por meio do ALI Rural (Agente Local de Inovação). Temos agentes atuando no campo e um orientador, e através dessa atuação durante oito meses foi identificada a necessidade de falar sobre esses temas”, explicou.
“É também legal ressaltar que nos momentos de intervalo e de confraternização, todos os palestrantes estiveram junto com os produtores, fazendo um bate-papo, um encontro para esclarecimento de dúvidas. O produtor merece esse carinho e estamos felizes em proporcionar isso para eles”, finalizou.
Ao fim da tarde repleto de conhecimento levado pelo Sebrae e pelo Sindicado Rural, os participantes puderam desfrutar de um jantar.