DOENÇA
que mais acomete jovens adultos no mundo – cerca de 2.5 milhões de pessoas, especialmente mulheres –, a Esclerose Múltipla (EM) recebe atenção especial em agosto. Desde 2014, no Brasil, o mês é dedicado para conscientização sobre a EM com a campanha “Agosto Laranja”.

O MOVIMENTO
foi criado pela Amigos Múltiplos pela Esclerose (AME), e busca estimular o diagnóstico precoce. Por ser uma doença que atinge principalmente adultos entre 20 a 40 anos, a intenção é dar mais qualidade de vida, acolhimento, respeito e dignidade para quem convive com a patologia.

A EM
é uma doença autoimune crônica, ou seja, o sistema imunológico, que é o responsável por defender o corpo de organismos estranhos (como vírus e bactérias), ataca o próprio organismo saudável. O mal destrói a mielina, o tecido protetor das fibras nervosas, e impede ou altera a transmissão das mensagens do cérebro para as diversas partes do corpo.

OS SINTOMAS
são diversos, dependendo da área acometida, mas os mais comuns são fraqueza, distúrbios de equilíbrio, entorpecimento, transtornos visuais, tremores, vertigens, sensação de rigidez dos membros, fadiga, problemas na fala, no intestino e alterações na bexiga.

O DIAGNÓSTICO
deve ser feito por um neurologista. Ainda não há um exame específico para diagnosticar a doença, e como os sintomas podem ser confundidos com os de outras enfermidades, o diagnóstico é feito por exclusão. Por isso é tão importante, em casos suspeitos, procurar um profissional especializado.

INFELIZMENTE
não há cura para a EM, mas a doença pode ser tratada, os sintomas amenizados e a progressão atrasada com o uso de medicamentos e fisioterapia, além de atividade física, que é essencial para os diagnosticados. Esses cuidados podem ajudar muito na qualidade de vida dos portadores da doença.

ALÉM
Conscientizar sobre a doença e promover o diagnóstico precoce, o Agosto Laranja visa acabar com notícias falsas (fake news) e a desinformação sobre a Esclerose Múltipla, trazendo informação baseada em evidências científicas para desmistificar a doença. #InformaçãoÉOMelhorRemédio.
(Ana Luiza Rosa)

Comments are closed.