A HOMENAGEM
que se presta todos os anos, na semana de aniversário da cidade, a pessoas que contribuíram com sua participação na comunidade, nos mais diversos setores, este ano concedeu o título de cidadã jalesense a uma engenheira agrônoma que dedicou sua vida à profissão, com resultados para praticamente todos os agricultores da região.

E DAÍ?
O leitor pode estar perguntando por que um comentário nesse sentido nesse espaço, quando se tem tantos temas de interesse comunitário que merecem consideração.


A RESPOSTA
é simples, conforme pudemos observar não só na homenagem a Neli Meneghini Nogueira, mas no grande movimento de produtores rurais durante evento promovido na sede do Sindicato Rural de Jales, no mesmo dia, em busca das novidades que serão oferecidas na Agrishow, uma das maiores feiras do setor no país, que vai de 1 a 5 de maio, em Ribeirão Preto. (Ver matérias nesta edição)

O FATO
é que o trabalho dos engenheiros agrônomos e a persistência dos produtores rurais fizeram de Jales e alguns municípios em seu entorno um foco de resistência, com as propriedades agrícolas bem distribuídas, desde a fundação do nosso município e que hoje contribui para a enorme diversificação de produtos que não se verifica em outras partes do país em uma dimensão como esta.

PARA
se ter uma ideia, nada menos do que 97% das propriedades rurais do município, segundo dados oficiais, são de pequenos produtores, como destacou o presidente do Sindicato Rural, José Candeo, durante entrevista ao Jornal de Jales, restando pouquíssimas fazendas de grandes dimensões.

ESSE DIFERENCIAL
é importante não só para a fixação do homem no campo depois do êxodo verificado na crise do café na década de1970, mas para o fornecimento de alimentos variados e mesmo para atrair visitantes que desejam vivenciar a situação no meio rural, em forma de turismo, onde a homenageada também atua, como presidente do Conselho Municipal de Turismo e vice-presidente da AERJ (Associação dos Engenheiros Agrônomos da Região de Jales).
(Luiz Ramires)

Comments are closed.