2020 e 2021
foram anos repletos de várias transformações em nossa vida cotidiana, seja na profissão, lazer e até na família. Porém, a área da educação foi a que mais teve que se adequar. Com a pandemia, o ambiente virtual se tornou a sala de aula de muitos alunos e professores.

APÓS ESSE PERÍODO
de estudo remoto em casa, o retorno para o ano letivo de 2022 será 100% presencial, seguindo todas os protocolos sanitários. Contudo, para os estudantes matriculados no Ensino Médio da rede estadual, este ano será o início de outra transição, o chamado “Novo Ensino Médio”.

DE ACORDO COM
a Lei Federal nº 13.415/2017, neste ano todas as escolas da rede pública e privada deverão iniciar a transição. Seguindo as diretrizes do Ministério da Educação, o Governo de São Paulo estará implantando o modelo para a 1ª e 2ª série do Ensino Médio. Já para a 3ª série, o novo modelo será implantado em 2023, mas serão ofertados, pelo menos, dois Aprofundamentos Curriculares nos Itinerários Formativos em 2022.

AS AULAS SEMANAIS
serão ampliadas. A 2ª série do período diurno passará de 35 para 40 aulas (oito por dia). No noturno, a 1ª e 2ª série terão 33 aulas (hoje, são 25). Já a 3ª série do diurno contará com 40 aulas e o noturno com 33 aulas no ano que vem.

O NOVO ENSINO MÉDIO DE SP
terá que ofertar pelo menos uma opção complementar a formação dos alunos, que são elas: Linguagens e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Humanas e Sociais Aplicadas; Formação Técnica e Profissional.


ALÉM DISSO,
o novo modelo vai permitir a integração com o Novotec Expresso, permitindo ao estudante fazer o aprofundamento curricular em uma das áreas do conhecimento de sua escolha e ainda receber dois certificados de qualificação profissional.

O TEMA É COMPLEXO,
mas voltaremos ao assunto. O Novo Ensino Médio começa a ser implantado de forma gradual neste ano e prevê que até 2024 todas as escolas do país já tenham aderido ao modelo.
(Bruno Gabaldi)

Comments are closed.