PREVISTO
para o dia 14 de outubro, o eclipse anular do sol promete encantar os espectadores brasileiros, especialmente das regiões norte e nordeste. O fenômeno acontece quando a lua passa entre a Terra e o sol, cobrindo a maior parte do disco solar e deixando apenas um “anel de fogo” brilhante ao redor da borda.

ESSE
fenômeno acontece quando a lua está no ponto mais distante de sua órbita da Terra, fazendo com que pareça menor do que o sol no céu. O último eclipse anular do Sol ocorreu em junho de 2021, mas não foi visível do Brasil.

O ECLIPSE
começará na manhã do dia 14, e a costa oeste dos Estados Unidos será o primeiro ponto da Terra a ver o fenômeno. No decorrer do dia, outros países da América poderão acompanhar. Já o Brasil terá a oportunidade apreciar o eclipse no fim da tarde.

MAS
atenção: é importante tomar cuidados para prestigiar o eclipse em segurança, de forma direta ou indireta. Não é recomendável olhar para o céu sem o uso de filtros adequados, de preferência o filtro de soldador número 14 ou maior (ISO 12312-2). Também não se recomenda analisar o fenômeno por mais do que alguns segundos.

QUEM
não puder ver o eclipse a “olho nu” poderá acompanhar por uma transmissão ao vivo a partir das 11h30 (de Brasília), feita pelo Observatório Nacional, unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. A live será feita pelo canal do YouTube do Observatório Nacional. (Ana Luiza Rosa)

Comments are closed.