Como viver e pensar uma psicanálise enquanto desdobramentos do desejo?
Tendo esta pergunta em mente, é que se deu o processo de criação do Logos, um centro de estudos dedicado à psicanálise nas suas vertentes inglesa e francesa.
“Foram cinco anos de pesquisas e vivências em variados cenários, desde sociedades de psicanálise devidamente reconhecidas internacionalmente, passando por espaços universitários, congressos, cursos, grupos de estudos, até eventos virtuais, tanto nacionais quanto internacionais, para compormos o conceito do Logos”, explica o diretor acadêmico Alexander Morishigue.
Para além dos cinco anos de pesquisa, o Logos já tem dois anos de atividade intensa com o primeiro grupo de estudos que se dedica aos textos metapsicológicos de Sigmund Freud.
“Estudar Freud é o primeiro passo para todos aqueles que têm o desejo de se aproximar de um algo que podemos chamar de psicanálise. Tentar outro caminho é querer construir um edifício desconsiderando os primeiros andares. É começar pelo meio. A obra de Freud sustenta os outros andares. O retorno ao seu pensamento é inevitável. Freud é sempre atual”, reforça o diretor acadêmico.

Com o segundo grupo de estudos programado para iniciar já em fevereiro, o Logos também trará outras atividades com coordenadores convidados.


“Temos como princípio convidar psicólogos, psicanalistas e professores universitários, que sejam devidamente reconhecidos em suas áreas e filiados à instituições historicamente constituídas para coordenarem nossas atividades”, diz Alexander.
Pensando em estender seus eventos para a comunidade e todos os interessados em psicanálise, o Logos terá não só grupos de estudos e cursos, mas também, palestras e sessões de cinema seguidas de discussões.
De acordo com o diretor acadêmico, “os cursos e grupos de estudos são para um público específico, já as palestras e as sessões de cinema e psicanálise são eventos pensados para o público em geral e são gratuitos.”
Todas as atividades serão divulgadas conforme o calendário acadêmico de 2022.
Aqueles que se interessarem por receber informações mais detalhadas e esclarecer suas dúvidas podem enviar um e-mail para logos.psi.educa@gmail.com
O Logos foi pensado para ser um espaço de encontro e interlocução entre psicólogos, psicanalistas, alunos de psicologia e todos aqueles que de alguma forma são atraídos pela psicanálise e compreendem, ou não, o sentido que ela faz em suas vidas!

Comments are closed.