O Rotary foi fundado em 23 de fevereiro de 1905, na cidade de Chicago, EUA, pelo advogado Paul P. Harris e mais três amigos.

A intenção de Paul Harris e de seus amigos era criar um lugar onde profissionais de diferentes setores pudessem interagir e fazer amizades, ou seja, fazer o bom e velho companheirismo.

Atualmente, o Rotary está presente em 218 países, atuando por meio de mais de 36 mil Rotary Clubes, que reúnem cerca de 1,2 milhão de voluntários, transformando a vida de pessoas por todo o mundo.

Os rotarianos são homens e mulheres que prestam serviços voluntários às comunidades onde atuam profissionalmente, ajudando a promover a ética nos negócios e desenvolvendo projetos em diversas áreas, como saúde, educação e meio ambiente, cujo grande objetivo é estimular a boa vontade e a paz mundial.

Mas, qual é a diferença entre o Rotary e os demais clubes de prestação de serviços? O Rotary é o único que possui uma fundação: a Fundação Rotária.

Em 1917, o rotariano Arch Klumph propôs a criação de um fundo de dotação com o intuito de fazer o bem no mundo. Para Klunph, “nós não devemos viver só para nós mesmos, mas pela alegria de fazer o bem aos outros”.

Desde que teve início, a Fundação Rotária já investiu mais de R$20 bilhões em iniciativas sustentáveis e de grande impacto em diversas partes do mundo.

Só na cidade de Jales e região, com o auxílio de vários parceiros, dentre eles a nossa querida AVCC, o Rotary investiu mais de R$1,5 milhão em projetos na área de educação e saúde, como por exemplo, na aquisição de equipamentos fisioterápicos, ecocardiograma, aparelho de urologia, esteira ergométrica, bisturi eletrônico, arco cirúrgico, termodesinfectora e scanner de pele para o Hospital do Amor.

Em Jales, o Rotary é representado por dois clubes: o Rotary Club de Jales e o Rotary Club de Jales Grandes Lagos.

Assim, para que outros projetos em prol da sociedade de Jales e região possam se concretizar, importante que população colabore com o Rotary através da participação em promoções e eventos que são realizados pelos rotarianos.

Afinal, com o diz um dos lemas oficiais do Rotary, ser rotariano é “dar de si antes de pensar em si”.

  • Rodrigo Reis G. Siqueira (Presidente do Rotary Clube de Jales Grandes Lagos na gestão 2021/2022)

Comments are closed.