Enfim, chegamos ao final de 2022. A frase pode parecer um clichê, uma expressão comum toda vez que nos aproximamos do Natal, todavia, neste ano, a chegada do derradeiro mês do calendário ganhou outras tonalidades e de variadas intensidades.
Já seria um ano muito especial por retomarmos integralmente as atividades presenciais, mas o segundo semestre trouxe a cena cotidiana o barulho insano das eleições presidenciais, cuja polarização histórica mobilizou debates e embates passionais. Após as eleições vieram as emoções da copa do mundo de futebol. No Brasil e no mundo diversos movimentos políticos e sociais deixaram uma certeza: a educação tem uma missão árdua e imprescindível para o futuro da humanidade.
Desse modo, num contexto marcado pelo anseio da volta à normalidade da vida cotidiana, incluindo a escolar, foi proposto aos estudantes do ensino médio da EE Prof. Carlos de Arnaldo Silva, a disciplina eletiva “Jornal do Conhecimento”, que consistia na criação jornal virtual. Nos primeiros encontros, após um tour virtual pelos principais jornais do país, foram definidas a estrutura e a pauta para a primeira edição.
Desenvolvido pelo protagonismo juvenil dos estudantes que abraçaram a ideia, o jornal emergiu na travessia, ou melhor, no transe de uma pandemia que surpreendeu o mundo e obrigou-nos a repensar valores e modos de vida.
Sendo assim, oriundo da ameaça que assombrou a humanidade recentemente, colocando a prova nossa capacidade de sobreviver, impulsionou o uso de recursos tecnológicos disponíveis. O isolamento social fomentou um inédito protagonismo via on-line. Passados dois anos, o mundo pós-pandemia ainda guarda grandes preocupações com a saúde pública, mas a retomada já indica que nosso cotidiano não será o mesmo: remoto e o presencial se firmam como novo modus operandi.
Neste sentido, os estudantes optaram em batizar o jornal de Fênix, sob o argumento da identificação do momento vivido com o simbolismo da mitologia de origem egípcia, uma vez que a ave representa o renascimento, o triunfo da vida sobre a morte, o recomeço sem perder a essência.
2022 foi um renascer das cinzas, especialmente para nós da Escola Estadual Prof. Carlos de Arnaldo Silva. Ao mesmo tempo que nos reorganizamos de corpo e alma para a nova realidade do cotidiano de trabalho pós-pandemia, nossa escola começou e atravessou o ano em obras visando uma ampla reforma que está proporcionando o ressurgimento de uma escola renovada em beleza e na missão que ela sempre representou.
A eletiva “Jornal do Conhecimento” foi oferecida nos dois semestres originando em duas edições do Jornal Fênix. O projeto foi mediado pelos professores Silvio Luiz Lofego e Mirian Glória Nunes.

Prof. Dr. Silvio Luiz Lofego
(CGPAC de Ciências Humanas)

Comments are closed.