Durante as Festas de Reis as companhias visitam as casas, principalmente no interior do país, em preparação as festividades motivadas pelo mesmo anúncio feito há mais de dois mil anos aos Reis Magos que seguiram a Estrela de Belém. Todos os anos se organizam para celebrar uma tradição que chegou ao Brasil sendo incorporada a cultura popular, com vestes, cantos, danças e o grande encontro com o menino Jesus, o Salvador.
Em seu calendário a Igreja celebra todos os anos ao longo de uma semana a festa da Epifania do Senhor (do grego epifaneim, “manifestar”), que vêm desde os primórdios da fé cristã celebrando o mistério de Cristo Luz, sendo a manifestação luminosa de Jesus para todos os povos. Nesta festa rememoramos os magos que prostam-se diante dele, representando todos aqueles que o reconhecem.
Um ano foi e vem o novo, sempre repetimos que serão novas oportunidades, surgem sonhos e projetos que ampliam nossa expectativa pelos novos dias que vamos viver. Mas qual será o ritmo do seu ano novo?

Muitas pessoas viram suas rotinas transformadas pela pandemia de Covid-19 que ainda nos assusta ao iniciar 2022.


“A pandemia afetou e feriu a todos e todos precisam ser ouvidos e consolados. Ouvir é fundamental para uma boa informação. A busca da verdade começa com a escuta. O mesmo acontece com o testemunho através dos meios de comunicação social. Todo diálogo, toda relação começa com a escuta. Por isso, para crescer, mesmo profissionalmente, como comunicadores, é preciso reaprender a ouvir muito.”
“Escutai!” Será o tema da mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Comunicações Sociais 2022 que será divulgada em ainda no mês de janeiro. Reaprender a ouvir é o convite, conforme a nota divulgada pela Sala de Imprensa da Santa Sé. Em suas últimas mensagens para este dia, o Papa, propõe uma importante reflexão, em 2021, a mensagem era focada no ir e ver, desta vez somos convidados a ouvir.
Destacando o humano em meio ao processo tecnológico, Francisco aborda a importância e a necessidade do diálogo. Seja para os profissionais da comunicação, para toda a sociedade, desde as famílias, em seus relacionamentos, pais e filhos, entre casais, colegas de trabalho, o diálogo é fundamental.
Os magos ofereceram a Jesus ouro, incenso e mirra, depois se retiraram, mas tiveram um importante papel em reconhecer os sinais, principalmente a Luz e ouvir tudo o que acontecia para bem anunciar. O que vamos anunciar hoje? Se pouco paramos para ouvir e entender o próximo.
Que possamos construir no ano novo ainda mais espaços para o diálogo, onde seja possível acolher e ouvir os inúmeros clamores de nosso povo hoje. Como o Papa Francisco nos pede, “Escutai!”. Os magos e os pastores foram aqueles que visitaram o menino Jesus e espalharam a boa notícia, agora é preciso estar prontos para ouvir e anunciar.

Comments are closed.