Muito já se falou sobre o chatbot ChatGPT, lançado pela empresa de tecnologia OpenAI em 30 de novembro e que já ganhou o mundo como instrumento de inteligência artificial capaz de produzir conteúdo para qualquer pergunta, na linguagem, estilo e tamanho que você desejar, podendo também criar músicas, poemas, pinturas e muito mais.
Mas a revolução não para por aí, pois o Google também acaba de lançar o seu chatbot Bard (o bardo era o druida guardião da tradição, da memória e da sacralidade da palavra) mostrando como a pesquisa on-line está se desenvolvendo de forma incrivelmente rápida. Certamente logo teremos outros instrumentos como este para pesquisas pela internet, revolucionando radicalmente as formas de se produzir o que conseguirmos imaginar.
Não há dúvida de que estamos vivendo um novo momento histórico envolvendo a educação, as profissões e muitas outras atividades que antes dependiam de pesquisas e aprendizados para serem realizadas.
Embora na internet já existam vários geradores de textos através da IA, na educação, por exemplo, o questionamento vem de muitos professores preocupados com o uso desses instrumentos na produção de textos e respostas para as provas e avaliações de ensaios, artigos e mesmo teses dos alunos.
Acontece que mais uma vez nos deparamos com algo revolucionário e precisamos saber lidar com a mudança, sem alternativa a não ser nos adaptarmos a essa nova realidade, como já começa a surgir em algumas instituições em busca de soluções para esse novo desafio.
Na Austrália, por exemplo, três universidades já estão procurando a solução, permitindo que os alunos utilizem o ChatGPT, em vez de proibi-lo. A ideia é usar este e outros programas digitais para facilitar o aprendizado. O Dr. Vitomir Kovanovic, da Universidade do Sul da Austrália explica que não tem volta. É uma mudança que veio para ficar e as universidades têm que se adaptar.
Ele fala como professor universitário, mas nós sabemos que todas as escolas precisam ir pensando em como trabalhar essa nova situação, pois até as crianças já tem na mão a resposta para qualquer pergunta, com textos e ilustrações completos e precisos, em apenas alguns segundos. Basta saber perguntar ou pedir o que deseja.
A humanidade vive em permanente processo de evolução e a tecnologia sempre mais acelerada nos traz surpresas a cada instante, desafiando nossa capacidade de adaptação, com o espírito livre para receber essas transformações.
Estamos em uma nova era e logo veremos os resultados dessa mudança, nas escolas e em todos os segmentos das comunidades. É a IA entrando na vida de todos.
Eugenia Maria
(Professora de inglês e pesquisadora neuroeducacional)