Durante o ano inteiro nos deparamos com semana disso, mês daquilo que acabam nos confundindo ou chamando menos nossa atenção sobre determinados problemas, embora todos mereçam ser respeitados e praticados com ações voltadas ao tema. Na semana que passou, por exemplo, foi a de prevenção aos acidentes de trânsito. Parece mais uma, mas precisamos ficar atentos aos números fornecidos pelo diretor do Departamento de Mobilidade Urbana e presidente do Conselho Municipal de Mobilidade Urbana, Altair Ramos Leon.
De um total de 129 acidentes de trânsito com vítimas, no primeiro semestre deste ano, registrados em Jales, 111 envolveram motos, representando nada menos do que 86%, um crescimento de cerca de 10% em cinco anos, pois no mesmo período em 2016 esse percentual foi de 77%.
Enfrentar esse desafio não é tarefa fácil, pois para reduzir tais estatísticas que crescem todos os anos, tanto em número de veículos em circulação quanto proporcionalmente, em um trânsito cada vez mais conturbado e congestionado exige muito trabalho e conscientização. Para se ter uma ideia, em dez anos o número de motos em Jales passou de 11.476 para 15.919, segundo a Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN).
Não cabe aqui analisar quem é mais culpado, mas é visível os abusos cometidos tanto por motociclistas quanto por motoristas de outros veículos que muitas vezes não prestam a devida atenção para as motos que podem estar passando ao seu lado ou nos cruzamentos.
O tema deste ano que está sendo trabalhado principalmente nas escolas. “Juntos salvamos vidas” é muito oportuno porque esse “juntos” inclui crianças e adolescentes que logo estarão dirigindo suas motos. Portanto a semana também é de prevenção visando reduzir o número de acidentes no futuro, quando o número desses veículos deverá ser muito maior, até porque vem crescendo não só em função do custo menor, mas também pela facilidade de mobilização.
É essa mobilização, aceleração mais acentuada e passagens por trânsito apertado que muitas vezes provoca abusos e acidentes que poderiam ser evitados, mesmo porque a facilidade de trafegar é mais fácil e rápida, sem a necessidade de se cometer erros e infrações. Muitas vezes os motoristas dos carros ficam sem visão suficiente para dar espaços para os motociclistas que cortam o trânsito ultrapassando dos dois lados e cometendo uma infinidade de manobras arriscadas.
Diante de tantos períodos preventivos, fica a sugestão: já que os números são tão expressivos, por que não criar a semana de prevenção aos acidentes com motos, começando por Jales?

Luiz Ramires
(Jornalista)

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