Naturalmente a Educação de um filho é motivo o suficiente para tirar o sono e a tranquilidade dos pais. Na atualidade muitos são os questionamentos dos pais a respeito de como conduzir essa tarefa tão delicada e minuciosa que é a educação inicial dos seus bebês. Quando falamos sobre bebês ou crianças bem pequenas, estamos compreendendo bebês como crianças de 0 a 18 meses; crianças bem pequenas como crianças entre 19 meses e 3 anos e 11 meses; crianças pequenas como crianças entre 4 anos e 6 anos e 11 meses. Desmane, desfraldes, quedas, agressividades e medos são temas que estão longe de serem respondidos satisfatoriamente, visto ser esses momentos específicos e marcantes na vida do desenvolvimento emocional ser humano.
Os pais devem lembrar que as crianças aprendem com repetição, rotina e constância. Precisará repetir muitos comportamentos positivos e educativos se quiserem modelar o caráter do filho desenvolvendo-lhe a inteligência emocional. Não dá para exigir uma mudança se ele ainda não é capaz de entender com maturidade cerebral o que você está pedindo, por isso o papel dos pais é sempre ensinar pelo exemplo e lembrar que falar e agir são ações que devem sempre tranquilizar o ambiente para que a segurança abra caminhos para o aprendizado. Desenvolver estratégias de qual a melhor maneira em ensinar atitudes e não desistir se depois de algum tempo ensinando ainda não encontrar facilidades nisso.
Um novo repertorio emocional requer estratégias e persistência. A criança pequena precisa aprender novos repertórios emocionais porque ao iniciar a sua coparticipação social ela demonstra sentimentos ainda desgovernados, confusos, então ela chora para comer, ela ri por qualquer motivo, chora para dormir, chora, chora, chora. Muitas vezes arremessa objetos ou simplesmente bate em seus cuidadores sem se dar conta do comportamento inadequado. É preciso ensinar a criança a se modelar em um ambiente, onde ela se sinta respeitada e acolhida, então ensinar para criança, com seus exemplos, a falar mais baixo, a pedir quando quer se obter algo é uma boa estratégia emocional. Ensine realmente a utilidade das coisas, como por exemplo: a cama é para dormir e não para pular, a comida é para comer e não para jogar no chão ou bagunçar sobre a mesa, os brinquedos têm um lugar específico para serem armazenados etc.
A agressividade da criança pequena é aceitável porque ela não sabe lidar com as suas emoções. É muito importante os pais terem em mente que a criança não quer atrapalhar, ou ferir, ou testar a paciência. Ela realmente está aprendendo sobre o mundo totalmente novo, por isso é importante ensinar repertórios emocionais para que ela possa entender o processo e se acalmar diante da irritabilidade ou da agressividade apresentada durante o dia. Isso chama-se disponibilidade afetiva, ou seja, cabem aos pais reservarem um tempo na agenda para educar emocionalmente seus filhos. Desenvolver na criança sua inteligência emocional é garantir que haja um adulto livre dos traumas nascidos na infância. Não configure o emocional da criança desenvolvendo lhe sentimento de culpa.
Na vida cotidiana muitos fatores têm causado danos ao desenvolvimento saudável das nossas crianças. Um desenvolvimento saudável depende de vários indicadores que vão além da alimentação, cuidados básicos e vida escolar. Algumas práticas cotidianas e condições ambientais inadequadas podem prejudicar o cérebro ainda em formação, afetando o seu aprendizado, as suas emoções e consequentemente o seu comportamento. Conhecer o que é de fundamental importância para as crianças dará segurança para os pais agirem corretamente, por exemplo, crianças em constante exposição ao estresse pode ter alterada totalmente a estrutura do cérebro e afetar as funções cognitivas e emocionais.
Não disponibilizar uma rotina adequada de sono pode comprometer o desenvolvimento cerebral afetando permanentemente a memória, a atenção e o aprendizado. Fatores esse que levam a criança a uma baixa alta estima em relação a sua capacidade de cognição. Uma má alimentação ou uma nutrição inadequada desenvolverá deficiências nutricionais que podem interferir no seu processo de desenvolvimento neural e o funcionamento do cérebro, por isso estar atento ao que a criança come desde a barriga é fator de proteção e desenvolvimento saudável do cérebro da criança. Expor a criança a violência e abuso geram experiências traumáticas que podem provocar alterações no cérebro resultando em problemas emocionais e comportamentais num futuro não muito distante. A falta de um ambiente adequado prejudica o desenvolvimento e a capacidade de aprendizagem dos pequenos. O uso excessivo de celulares, tablets, computador e televisão também podem afetar e minimizar o desenvolvimento social, emocional e cognitivo.
Muitas vezes as crianças são rotuladas por birrentas ou mimadas na verdade esse comportamento demonstra que ela ainda não tem autorregulação. Não pense que a criança está tentando manipular o adulto com birras, gritos ou queixas desnecessárias, na verdade o que ela está tentando mostrar é que ela ainda não tem domínio das suas emoções e não consegue regular o funcionamento do sistema límbico, por isso as repetições de birra, de choro, de teimosia, ela simplesmente ainda não consegue regular as suas emoções por falta de maturidade emocional. Educar sempre será um ato hercúleo de amor!
Jane Maiolo
(Gestora em Educação Infantil, Psicanalista Clínica, Pós-graduada em Psicopedagogia)