Sexta-feira, 18h. A conhecida Hora do Pecado.
Carlão, Epaminondas e Zé Roberto, amigos de infância hoje trabalhando em locais diferentes já estão posicionados e prontos. Seu Jorge com o tradicional guardanapo acomodado no ombro abre a primeira ainda atrás do balcão. Enfia os copos um dentro do outro pra deixar sobre a mesa cativa. Aquela primeira garrafa é esvaziada num silêncio solene e respeitoso, afinal as gargantas secas não estão prontas e a voz ainda está desafinada.
Segue o mesmo ritual. Após a quinta garrafa os bancários Carlão e Epaminondas e o professor Zé Roberto dão lugar ao nobre rei da Inglaterra, ao milionário Elon Musk e ao bonitão Brad Pitt. As histórias esquentam e não há nada impossível para o trio. As piadas mais engraçadas recheiam o pastel mal ajambrado do boteco agora transformado em templo do bom viver.
O milagre da multiplicação acontece em todas as outras mesas. Na vizinha está Pavarotti, enquanto Mike Tyson e Popó quase saem no tapa mais adiante. No boteco do Seu Jorge não ficam pessoas comuns, mas todos se congratulam e a camaradagem rola solta mesmo com uma turma zombando da outra entre amendoins, ovos coloridos e salsichas verdes.
Essa confraternização só é possível acontecer onde existe amizade. Esses laços dão vida a novas histórias e revivem antigas. Sua base começou há muitos anos, ainda na infância e adolescência, quando é necessário formar vínculos. E este fato não passou incólume para os pesquisadores da BMC. Abdullah Alsarrani, Ruth F Hunter, Laura Dunne e Leandro Garcia. Eles escreveram em 2022:
– A integração social com os amigos tem um papel importante na formação do comportamento dos adolescentes e na determinação do seu bem-estar.
(Aqui não se faz apologia ao consumo de bebidas alcoólicas, apenas se reconhece a necessidade da amizade como um dos alicerces para o bem estar do adulto. Para mais informações basta consultar Association between friendship quality and subjective wellbeing among adolescents: a systematic review; BMC Public Health. 2022 Dec 23;22(1):2420. doi: 10.1186/s12889-022-14776-4)
Dr. Manoel Paz Landim
(Cardiologista, Professor da FAMERP de São José do Rio Preto)