É um campo clínico de investigação da psique humana, desenvolvida por Sigmund Freud, compreendido enquanto sujeito do inconsciente. Abrangendo três áreas: A) Investigação do psiquismo, B) Sistema teórico sobre a vivencia e o comportamento humano, c) Método de tratamento caracterizado pela aplicação da livre associação.

A psicanálise ajuda as pessoas a compreender melhor seus sentimentos e emoções, o porquê da ansiedade, da culpa, e outros transtornos profundamente arraigados na mente inconsciente.

Portanto; sofremos por ocorrências em nosso passado, principalmente na infância, por situações que não puderam ser compreendidas, gerando assim, um “trauma”, um arquivo no inconsciente moldado por ações em momentos que não conseguimos controlar.

Ao aplicar as técnicas psicanalíticas, será possível revivermos o passado; resgatarmos sofrimentos arquivados no inconsciente, permitindo ao indivíduo um novo processo interpretativo para a vida.

A interferência desses “traumas” “esquecidos” num momento da vida, gera uma situação de desconforto significante na convivência harmoniosa do dia-a-dia.

A psicanálise acolhe o indivíduo, este, interage, sentindo a possibilidade de ter a seu dispor, um profissional preparado em ajudar a resgatar as emoções arraigadas que moldam seu comportamento atual de forma negativa, impedindo-o de atitudes proativas e fecundas no seu progresso pessoal, humano e social.

Ao acessar o subconsciente, o indivíduo compreende que certos sofrimentos têm suas raízes em ocorrências de um passado traumatizante que o moldou numa situação de sofrimento, e, frente a falta de experiência, não permitiu ser trabalhada adequadamente, e, devidamente compreendida.

Aplicando a escuta psicanalítica, o analisando se coloca diante de suas próprias palavras; é uma escuta ativa que o leva a examinar e se dar conta de sua própria singularidade e se implicar com ela.

Recordar e repetir leva o indivíduo a elaborar as condições para ressignificar situações de desconforto no momento atual.

Dorival Rodrigues

Dorival Rodrigues
(Psicanalista Clínico e mestrando em Teoria Psicanalítica)

Comments are closed.