A artrose está relacionada diretamente a um processo degenerativo que se caracteriza pelo desgaste das articulações, que ocorre naturalmente com o aumento da idade ou até pelo excesso de peso, podendo trazer alterações na cartilagem articular causando inflamação do local, resultando em vermelhidão e inchaço. Uma das consequências possíveis é a alteração no osso subcondral, o aumento de densidade ou esclerose na formação de cistos ou partes ocas. Um dos efeitos da artrose é a dor, em diferentes níveis, e também outro efeito problematizador é a limitação funcional, dependendo da situação pode causar invalidez e depender de cirurgia para a reversão dos casos graves (SERRA, PETIT e CARRIL, 2001).

 Segundo Ruoti et.al., 2000, uma das formas de tratamentos indicados é a terapia aquática, que podem trazer inúmeros benefícios desde independência e autonomia dos pacientes, como também coordenação motora, aumento da amplitude do movimento, força muscular, funcionalidade, equilíbrio postural e a redução da dor, proporcionando uma melhora na qualidade de vida dos pacientes com artrose de joelho.

             Em relação aos efeitos fisiológicos da água em artrose de joelho, a imersão da água aquecida alivia a dor, isto significa que impede a ação das substâncias causadoras dela. A pressão hidrostática também tem a função de fazer o bombardeamento do estímulo sensorial, deste modo à dor será reduzida. O empuxo é um dos efeitos que tem como função aliviar o estresse das articulações que estão sustentando peso, assim permitindo os movimentos de força com moderação ( BATES e HASON, 1998).

           A terapia aquática tem um enorme beneficio, e deve ser iniciado o quanto antes para evitar o clico vicioso da dor, proporcionando ao paciente com artrose de joelho um tratamento eficaz e promovendo uma melhora na qualidade de vida (LARINI e PELEGRIN, 2001).

         A fundação Educacional de Fernandópolis – FEF oferece atendimentos e tratamentos para pacientes de artrose de joelho, sendo realizados pelos alunos do 7º semestre de fisioterapia, que são preparados para oferecer atendimento e proporcionar ao paciente uma melhor qualidade de vida. Esses serviços estão disponíveis nas Clinicas Integradas da FEF para toda a população. Para mais informações, entre em contato: (17)3465-0000

Coordenadora do curso de Fisioterapia: Luciana Marques Barros.

Professoras supervisoras: Maristela Ribeiro da Silva e Rosana de Fatima Garbin

Discentes: Adriele Aparecida Canada, Adriele Ribeiro Teixeira, Aline Maira de Souza, Aline Marcio de Andrade, Allan Benedito Fiochi, Caroline da Silva Lima

Referências Bibliográficas:

BATES, A.; HANSON, N. Exercícios aquáticos terapêuticos. São Paulo: Manole, 1998.

CORREA, Allan R.  Aplicação  e efeitos da- hidro cinesioterapia na dor em indivíduos com osteoartrose consultado no site- https://interfisio.com.br/ / –  Acesso  em:  06 fev 2022.

RUOTI, R. G.; MORRIS, D. M.; COLE, A. J. Reabilitação aquática. São Paulo: Manole, 2000.

SERRA GABRIEL, M. R; PETIT DÍAZ, J.; CARRIL SANDE DE, M.ª L.. Fisioterapia em traumatologia ortopedia e reumatologia. Rio de Janeiro: Revinter, 2001 Disponível em <https://interfisio.com.br/aplicacao-e-efeitos-da-hidrocinesioterapia-na-dor-em-individuos-com-osteoartrose/ > Acessado em: 06 fev. 2022.

Comments are closed.