Ninguém aguenta mais ouvir falar em doença, mas, depois do COVID a palavra epidemia se tornou a queridinha da imprensa e todo mundo a usa sem pudor. Uma hora a ONU alerta sobre a piora de uma tal epidemia de obesidade na Europa, enquanto outros inventam males para se combater. Até a desinformação é tida como a nova praga do mundo. Mas, na verdade, a verdadeira nova pandemia é a falta do que fazer. A própria organização mundial da saúde já está querendo assumir o primeiro lugar dessa fila. Inventou o relatório mundial de felicidade* listando o apoio social, a renda, a saúde, o senso de liberdade, a generosidade e a ausência de corrupção como os fatores responsáveis para a alegria da moçada.
Sabe de nada, inocente!
A verdadeira felicidade é não sentir vontade de fazer xixi à noite.
Deve ser muito bom não precisar deixar o quentinho dos cobertores nos dias de frio, não acender a luz e levar bronca da patroa e nem voltar pra cama com os pés molhados como fazia meu avô.
Se ainda estivéssemos no tempo do penico debaixo da cama o incômodo seria menor, mas inventaram de execrar esse utensílio fundamental para construir banheiro perto do quarto. Boas lembranças de quando o maior luxo era o casal ter um pra cada, estacionado ali ao alcance da mão.
Ninguém jamais admitiu, mas penso que muita gente se limitava a dar uma viradinha pro lado e atender aos reclamos da natureza sem abandonar os lençóis. A chegado do tal progresso só atrapalhou. Com o fim do urinol acabou-se até importantes atividades econômicas, como a de folheiros que deixaram de remendar os furos do utensílio.
Porém, é preciso reconhecer um fiapo de alegria nesse aviso de bexiga cheia. Quem ainda consegue levantar-se pra ir ao banheiro está bem melhor na fita, quando comparado àqueles que só percebem quando já aconteceu e acordam mijados.
- El Mikati: Defining Misinformation and Related Terms in Health-Related Literature: Scoping Review. J Med Internet Res. 2023 Aug 9;25:e45731. doi: 10.2196/45731. PMID: 37556184; PMCID: PMC10414029.
** Fernanda Freire, jornal O Estado de S Paulo, 20 de março de 2023
- Dr. Manoel Paz Landim (Cardiologista, Professor da FAMERP de São José do Rio Preto)