MEDICINA/EVIDÊNCIA

O compositor Zé Ramalho surpreendeu afirmando existir um sinônimo improvável para o sentimento de amar. Para aquele paraibano de Brejo do Cruz, amor e sofrimento são a mesma coisa, embora o coração possa demorar para saber. Quem tiver alguma dificuldade para reconhecer o real significado da palavra dificuldade, basta procurar saber o que é adolescência. Se o primeiro trabalho de Hércules fosse vencer uma discussão com um adolescente em vez de matar o Leão de Neméia, seus outros onze ainda estariam pendentes. Discutir com uma entidade daquelas é dar voltas em todos os círculos já descritos E não precisamos procurar muito para descobrir outros sinônimos de adolescência. Dor, ira, aporrinhação e tudo mais que enseje entregar os pontos no final podem ser considerados para esta finalidade. Ufa!
Enquanto os velhos têm paciência de sobra para refletir sobre o passado, a pressa do jovem o impede de enxergar o que não esteja dentro do seu minuto. As respostas precisam ser rápidas o suficiente para evitar a distração: – qualquer tema, por mais complexo que seja, que não possa ser condensado dentro de um átimo. O futuro não mágico (tudo que não pertença ao universo dos games) também não lhes chama a atenção, porque o amanhã é algo que não lhes diz respeito. Restaria, assim, a possibilidade de fazer-lhes entender o cotidiano.
Talvez por isso haja um abissal desinteresse pelas crônicas. Mesmo as mais belas crias de Carlos Drummond, Rubem Braga e Nelson Rodrigues são longas e desinteressantes demais. Não há tempo para abstrações maiores ante os fáceis prazeres instantâneos. Puxar uma conversa com um adolescente é igual a enfrentar a um só tempo Macunaíma e Jeca Tatu numa segunda-feira. E olhem que o próprio Monteiro Lobato disse que o Jeca “não é assim, mas está assim”. Mesmo com essa ressalva, o espaço de tempo compreendido entre a infância e a juventude nos dá a impressão de estarmos diante de um infinito que não se dispõe ir embora.
Justamente nessa fase da vida, que é de maturação e de desenvolvimento da identidade e da estabilidade emocional, os elementos teimam em dificultar a ação de todos que têm o papel de orientar. E para quem acredite que isto seja exclusivo dos pais, é bom deixar claro que tanto as relações familiares quanto o círculo de amizades estão igualmente envolvidos nesse processo. Os adolescentes precisam de uma identidade coesa e íntima com esses entornos para um bom funcionamento de todos os seus domínios, sejam eles os emocionais, ou os corporais, como já nos ensinou o trabalho de revisão de Susan Branje. (Adolescent identity development in contexto. Current Opinion in Psychology Volume 45, June 2022, 101286).
Adolescentes de todos os países, (des)uni-vos !!!!

Os adolescentes precisam de uma identidade coesa e íntima com esses entornos para um bom funcionamento de todos os seus domínios, sejam eles os emocionais, ou os corporais, como já nos ensinou o trabalho de revisão de Susan Branje // ISSBD
  • Dr. Manoel Paz Landim (Cardiologista, Mestre em Medicina pela FAMERP, Preceptor e Médico do Ambulatório de Hipertensão do Departamento de Clínica Médica da FAMERP, São José do Rio Preto)

Comments are closed.