Comunicação e informação, à primeira vista, parecem ser palavras de sentidos muito semelhantes, chegando a ser confundidas como sinônimas. Ambas cumprem um papel importante quando se quer transmitir algo, em qualquer esfera e ambiente, seja profissional ou pessoal. Mas há diferenças entre elas?
No livro “Direito à informação, direito à Comunicação: Direitos Fundamentais na Constituição Brasileira” (1997, p. 71 e 73), o autor Aloisio Ferreira afirma: “O termo comunicação é o que etimologicamente expressa a ideia de transmitir algo a alguém, ou seja, compartilhar com outrem algo de que se dispõe”. Por sua vez, “o vocábulo informação é adequado para designar um conteúdo possível do processo comunicativo”. Em suma, podemos concluir que “a informação é objeto da comunicação”.
O ser humano tem necessidade de se comunicar, é algo intrínseco a sua existência. Os ditados populares veiculam verdades em relação ao tema: “Quem tem boca vai a Roma” e “Quem não se comunica se trumbica”, este considerado uma das frases mais icônicas de um grande comunicador do Brasil, Chacrinha. Ambos propiciam reflexões muito válidas em todos os contextos de nossas vidas.
No que diz respeito ao ambiente profissional, segundo Peter Druker, um dos patronos do marketing moderno, a comunicação é tão importante que 60% dos problemas administrativos resultam de ineficiência na comunicação, isto é, mais da metade deles poderia ser evitada se houvesse uma comunicação eficiente, isso em todos os fluxos comunicativos.
Para uma comunicação eficaz, muitos fatores estão envolvidos, como a transmissão correta de informações. Dados coletados durante uma pesquisa de satisfação de um novo produto/ serviço oferecido por uma empresa, por exemplo, que sejam comunicados de modo equivocado podem levar a tomadas de decisão pouco ou nada assertivas. Uma falha na informação do índice sobre o percentual de desempregados de um país pode fazer com que o governo alinhe suas políticas públicas de forma inadequada. Enfim, informações errôneas transmitidas em um ato comunicativo podem levar a consequências graves.
Neste século XXI, rápido e dinâmico, pequenos ou grandes acontecimentos podem “voar”, isto é, ser transportados pelos continentes de modo mais rápido do que um jato ultrassônico. A disseminação de uma gama de informações que beneficiam milhares de pessoas, como a alta repentina da bolsa de valores, ou a triste notícia de uma catástrofe natural do outro lado do mundo ocorre hoje em segundos. Por isso, as informações precisam ser comunicadas com muita cautela, para que o ato comunicativo não espalhe desinformação.
Conclui-se, então, que a comunicação está relacionada à construção de ideias e à transmissão de informações, por meio de um processo que envolve simultaneamente diversos elementos, como a mensagem, emissor, receptor, canal, código, situação e, até mesmo, o contexto sócio-histórico-ideológico, sendo a informação uma ferramenta.
Henrique Procópio
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Aluno do 4º semestre do curso superior de Tecnologia em Gestão Empresarial da Fatec Jales [email protected]