É com imenso pesar que recebemos a notícia do falecimento do nosso grande parceiro, apoiador, vizinho e amigo Deonel Rosa Júnior, diretor-presidente e proprietário de um dos mais importantes veículos de comunicação de Jales e da região, o Jornal de Jales (JJ).
Como é do conhecimento de todos, o Sr. Deonel sempre foi um apoiador declarado da Fatec Jales, não somente por acreditar no papel fundamental que a educação representa na vida das pessoas, mas, principalmente, por conhecer como ninguém os caminhos que levaram à instalação de uma unidade de Fatec na cidade de Jales.
Deonel foi uma verdadeira enciclopédia da vida social, política e cultural da cidade, historiador por natureza dos principais fatos que marcaram o crescimento e o desenvolvimento da região. Como jornalista, soube, como poucos, fomentar entre seus pares o orgulho tão característico dos munícipes, evocando para todas as classes sociais, pessoas comuns, intelectuais, autoridades políticas, figuras públicas e, de um modo geral, todos os jalesenses, natos ou de coração, o papel protagonista que a cidade de Jales conquistou na região.
Deonel certamente conseguiu algo difícil entre os membros da classe jornalística regional: tornar-se um consenso de competência, ética e, claro, de carisma, talvez uma de suas principais características.
Esses dias nos lembramos de como ele, nosso vizinho, às vezes cruzava a rua e vinha tomar um cafezinho conosco. Era sempre muito bem-recebido por todos, docentes, funcionários e direção, e nesses momentos, esbanjava seu carisma. Sempre de bom humor, tomava o café, trocava cinco minutinhos de prosa conosco e, despretensiosamente, na próxima edição do JJ, escrevia com maestria alguma matéria enaltecendo a Fatec Jales.
Deonel também nos deu a honra de apadrinhar turmas em cerimônia solene de colação de grau. Nela, demonstrou, como sempre, sua capacidade ímpar de comunicador, proferindo um discurso emocionante, recheado de fatos históricos sobre a Fatec Jales, no qual enalteceu o significado que uma graduação pode ter na vida social, profissional e cidadã dos estudantes.
Obviamente, não temos o exímio domínio da palavra, muito menos da oratória, do nosso já saudoso amigo Deonel, para expressar neste texto, nesta coluna, que, aliás, foi uma das grandes parcerias entre o JJ e a Fatec Jales, toda a nossa gratidão e apreço por sua pessoa. Você já faz falta!
Como entidade apadrinhada pela sua existência, nos despedimos dizendo um “até breve, vizinho”. Você faz parte da nossa história!