Na última terça-feira, 22 de novembro, a Faculdade de Tecnologia Prof. José Camargo- Fatec Jales iniciou o VI Sitef- Simpósio de Tecnologia da Fatec Jales, evento que conta com uma programação bastante diversificada.
Na data, a comunidade foi agraciada com duas palestras, que abordaram vários aspectos relacionados tanto ao “antigo normal”, termo referente ao mundo anterior à pandemia, quanto ao novo cenário iniciado no “pós”-pandemia, o chamado “novo normal”.
No período matutino, a Sra. Evelise Galbeiro de Carvalho, que atua no Sebrae de Votuporanga, falou sobre “A importância da TI nos negócios e startups”. À noite, o Sr. Marcos Batista, assessor de Inovação da Superintendência do Centro Paula Souza (CPS), também diretor de sua Agência de Inovação- Inova/CPS, apresentou o tema “Inovação no mundo real”, que provocou uma série de reflexões não somente em relação à inovação, mas, sobretudo, ao ser humano, sob um viés filosófico.
Foram apresentados como o grande desafio para a sobrevivência das empresas, das organizações e, até mesmo, de nós, como seres humanos, as mudanças e tudo o que envolve esse “novo mundo” marcado por descontinuidades e impulsionado pela volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade, bem como suas consequências no cotidiano das pessoas.
O conceito de volatilidade refere-se às relações interempresariais cada vez mais sujeitas a mudanças, em sua maioria de forma brusca, o que, certamente, gera incertezas. Com isso, ampliam-se a complexidade e os efeitos da globalização, gerando cenários ambíguos, não lineares e caóticos.
Diante dessas premissas, o conceito de inovação apresenta-se não necessariamente como a criação, a partir do zero, de ideias, produtos ou processos, mas a busca permanente daquilo que pode fazer sentido para as pessoas, sob um outro olhar, um outro modo, isto é, a busca do que representa, de fato, o sentido de propósito.
Como reflexão propiciada pela palestra, a questão do “propósito” passa a ocupar posição central, de absoluta importância nas “novas regras do negócio”, na entrega de algo que definitivamente represente a essência da existência humana, isto é, de seus valores.
Nesse olhar para o ser humano, destacou o palestrante que o autoconhecimento e o autocontrole são considerados conceitos base para a inteligência emocional, que devem ser igualmente remodelados por meio da flexibilização do pensar, da adaptabilidade peculiar do homem ao meio ambiente, da emergente demanda pelo aprender, desaprender e reaprender, ou seja, do mindset.
O principal objetivo da palestra certamente foi alcançado: promover provocações que induzissem os presentes à reflexão. Como anunciado em seu início, “os participantes sairiam do auditório melhores do que entraram!”.
Prof. Dr. Evanivaldo C. Silva Júnior
(Docente e Diretor da Faculdade de Tecnologia Professor José Camargo- Fatec Jales
[email protected]