Chegar à formatura, independentemente de qualquer contexto, exige do aluno muitas demandas: estudo, dedicação, resiliência e, ainda, a escrita e defesa dos “temíveis” trabalhos de graduação ou artigos científicos, requisito obrigatório para a conclusão de muitos cursos. Produzir conhecimento e registrá-lo, como autor, sem dúvida, requer normas e um nível de linguagem formal, além do que utilizamos no dia a dia, o que dificulta, muitas vezes, a elaboração do texto.
A língua portuguesa, assim como qualquer idioma, possui níveis de linguagem adequados a cada situação comunicativa: não conversamos em casa e com os amigos como nos comunicamos em um ambiente desconhecido; na escrita, isso também ocorre, e a variação se dá pelo nível de formalidade que o contexto determina, ou seja, estamos sujeitos a ele, mesmo que inconscientemente. Assim, produzir um texto acadêmico desafia-nos a cuidar do vocabulário técnico, a desprender-nos de gírias, ter o zelo pela sintaxe da língua, aplicar as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), entre outros.
Carl Sagan, cientista e astrônomo norte-americano, ao se referir à pesquisa científica, afirma que “em algum lugar, alguma coisa incrível está esperando para ser descoberta”. Assim, quando o aluno se envereda para um problema de pesquisa, com o apoio de um orientador, vai trazer algo novo ou complementar estudos acerca da temática e área escolhidas e, consequentemente, lançar mão da escrita científica, porque, afinal de contas, está produzindo ciência.
Além da atenção à linguagem, o estudante precisa ter muita cautela ao trazer citações de documentos, já que a pesquisa está ancorada em uma fundamentação teórica. O texto traz a voz do pesquisador, mas precisa citar a autoria do pesquisado – sem isso devidamente registrado, o trabalho é configurado plágio. É aí que aparecem as normas da ABNT, um pouco complexas, mas orientadas ao longo dos cursos oferecidos pelas mais diversas instituições. Ressaltamos que, no site da Fatec Jales, há um arquivo específico, de autoria da bibliotecária Viviane R. Carvalho Hernandez (2021), sobre como organizar um trabalho acadêmico e trazer, com propriedade, citações e referências.
Para desenvolver seu texto, o estudante conta com recursos e orientação. A tecnologia oferece boas leituras por meio de sites que disponibilizam, de forma prática e rápida, os mais variados trabalhos científicos produzidos por universidades e outras instituições, apresentados em simpósios e congressos. Como suporte, há docentes e profissionais preparados, além do orientador, que apoiam o pesquisador na revisão textual e o auxiliam na formatação do texto, já que o gênero científico demanda estruturas peculiares.
E vamos produzindo ciência que, para Bertold Brecht, “conhece um único comando: contribuir com a ciência”, tão cara a todos nós.

Prof.ª Me. Alessandra Manoel Porto
– alessandra.porto@fatec.sp.gov.br
Docente Fatec Jales – fatecnologia@fatecjal
es.edu.br

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