A cada dia que passa, mais a tecnologia se faz presente em nossas vidas, e o ambiente corporativo não é exceção quando se trata desse assunto. As mídias digitais, por exemplo, são prova disso. Embora tenham como foco principal o público externo (clientes e consumidores), a comunicação interna tem sido fortalecida pelas mídias digitais, que estão conquistando, gradualmente, seu espaço dentro das organizações.
O setor interno de uma empresa serve como um pilar na garantia de uma boa relação e alinhamento entre organização e colaboradores. E é nesse momento que as mídias se destacam, trazendo maior eficiência e agilidade na interação dos colaboradores e mensuração dos resultados. De acordo com Raquel Recuero, autora do livro “Redes Sociais na Internet” (2011, p.14), “é um momento de hiperconexão em rede, onde estamos não apenas conectados, mas onde transcrevemos nossos grupos sociais e, através do suporte, geramos novas formas de circulação, filtragem e difusão dessas informações”.
Porém, conforme exposto pela economista e especialista em marketing digital Paula Carnielli, diversas empresas ainda restringem o uso das mídias sociais no ambiente interno, ora por segurança, ora devido a modelos de gestão tradicionais que veem nas mídias sociais uma ameaça à sua “autoridade”, transmitindo, assim, à comunicação interna uma imagem de mantenedora da disciplina e do controle dos colaboradores.
Com o surgimento da pandemia de covid-19, o modo como as empresas se comunicam com seus colaboradores modificou-se exponencialmente. De acordo com uma pesquisa feita em 2020 pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (ABERJE), 83% dos profissionais consideram que a comunicação interna foi a área que teve seus processos mais impactados pela crise durante a pandemia.
Essa constatação se justifica. As mídias digitais oferecem alternativas mais econômicas e sustentáveis, uma vez que o custo com papéis, tinta, entre outros materiais passa a ser altamente reduzido. Contando com inúmeras opções gratuitas como e-mail, Facebook, WhatsApp e intranet, é possível criar grupos e listas de transmissões, nos quais as informações são transmitidas de forma rápida e eficiente, permanecendo ainda disponíveis para consultas futuras.
As mídias digitais ainda apresentam a vantagem de poder trabalhar em conjunto com as mídias tradicionais, sendo o meio digital usado, muitas vezes, no tratamento imediato das informações, e o meio tradicional, em momentos em que é necessária uma relação mais próxima e humanizada junto aos colaboradores. Isso aumenta a produtividade, o engajamento e o monitoramento de resultados, contribuindo, assim, para os relacionamentos interpessoais e para a otimização funcional da comunicação.
Élder Henrique Baldin Segala
[email protected]
Aluno do 4º semestre de Gestão Empresarial – Fatec Jales