Hoje, 12 de março, comemora-se o Dia do Bibliotecário, e o que você diria se alguém lhe perguntasse o que faz esse profissional? A maioria das pessoas responderia que é o responsável por organizar e emprestar os livros de uma biblioteca, porém suas funções vão muito além.
A Biblioteconomia é uma profissão antiga, multidisciplinar, regulamentada pela Lei nº 4084, de 30 de junho de 1962, fiscalizada por um conselho federal e seus conselhos regionais.
Segundo o Conselho Regional de Biblioteconomia da Região Sul, o bibliotecário está habilitado a: executar o planejamento de serviços bibliotecários – analisa e define os melhores serviços para o local; realizar o planejamento físico de bibliotecas e centros de documentação e informação – auxilia na projeção do local, definindo o layout mais fácil para acesso às informações; organizar os acervos (bibliográficos ou não), sempre buscando a melhor forma de busca da informação.
Ainda de acordo com o Conselho, ele também é qualificado para o ensino, para atuar em sala de aula, e realizar: serviços técnicos e administrativos ligados à documentação – elaboração, normalização e arquivamento de documentos; assessoria, consultoria – quanto à organização de documentos; fiscalização técnica – função que garante um funcionamento dentro dos padrões da área; normalização de documentos e análise de trabalhos técnicos e científicos – oferecimento de suporte para elaboração e normalização de documentos; organização de bases de dados virtuais – gerencia as informações nos bancos de dados; organização de documentação para processos de certificação de qualidade – auxilia na reunião de documentação exigida; avaliação de conteúdo da internet – seleciona e compartilha informações relevantes ao assunto requisitado.
Diferentemente do que muitos pensam, é possível encontrar um bibliotecário não só em uma biblioteca pública, escolar ou universitária, mas também em qualquer centro de informação, bancos de imagem, agências de publicidade, escritórios de advocacia, institutos de pesquisa e até mesmo em aeroportos, devido ao trabalho multidisciplinar que é capaz de realizar, em diferentes contextos.
No cenário em que vivemos, com tecnologias tão avançadas e a fácil inclusão de informações no meio digital, é essencial que haja um profissional que as filtre, trazendo somente o que é mais relevante e, claro, confiável.
Portanto, o bibliotecário, profissional com formação superior em Biblioteconomia, é um gestor da informação e do conhecimento, que tem um amplo espaço de atuação, em ascensão.

Viviane Rastelli Carvalho Hernandez
Bibliotecária da Fatec Jales
[email protected]

Comments are closed.