A aceitação de alimentos pelas crianças está diretamente relacionada com a cor, por isso há o uso de corantes em diversos produtos. A maioria dos snacks destinados ao público infantil, por exemplo, apresenta uma quantidade significativa de corantes artificias, como o amarelo tartrazina e o azul brilhante, em produtos como cereais, iogurtes, balas, refrescos e gelatinas. Esses corantes artificiais podem provocar efeitos colaterais nas crianças, tais como reações alérgicas, intolerâncias, hiperatividade e insônia. Diante disso, a indústria de alimentos está em busca de novas matérias-primas com alta concentração de pigmentos naturais, visando atender a uma tendência para snacks mais saudáveis, destinados ao público infantil, substituindo os corantes artificiais por corantes naturais, extremamente seguros por serem de baixa toxicidade, biodegradáveis e não cancerígenos.
Os corantes naturais à base de vegetais são provenientes dos pigmentos conhecidos como clorofilas (a e b), carotenoides, antocianinas e betaninas, presentes principalmente nas frutas, hortaliças e flores. Entre os vegetais mais utilizados na elaboração desses corantes, destacam-se as uvas tintas, o repolho roxo, a batata doce com uma diversidade de polpas coloridas, a beterraba, a cenoura, a abóbora, a amora, o mamão e o açafrão-da-terra. Existe também uma infinidade de vegetais que podem ser considerados fontes de matéria-prima para a produção de corantes naturais, aplicados em pesquisas em universidades e indústrias de alimentos. Nos últimos anos, diversos estudos foram realizados no desenvolvimento de corantes naturais à base de vegetais, como fonte alternativa na substituição de corantes artificiais.
Um snack muito consumido pelas crianças é a gelatina, e corantes naturais à base de beterraba, cenoura ou espinafre podem substituir corantes artificiais, atribuindo as cores como o vermelho, o laranja e o verde. Iogurte também pode ser colorido e saborizado com corantes naturais à base de morango, beterraba ou amora. Barras de vegetais podem ser uma combinação saborosa de maçã, uva e batata doce de polpa roxa com uma coloração atrativa e sem adição de corantes artificiais. Gominhas podem ser coloridas com suco de uva e ser um snack muito mais saudável e apetitoso para o público infantil.
Alternativas para uma alimentação mais saudável e oferta de snacks sem a adição de corantes artificiais podem ser oferecidas ao público infantil, assim faz-se necessário que os adultos leiam os rótulos dos alimentos e procurem produtos que contenham frutas e hortaliças em suas formulações em busca de alimentos menos industrializados e ausentes de aditivos químicos artificiais.

Profa Dra Mariana Garcia-Santos
fatecnologia@fatecjales.edu.br

Comments are closed.