Vivemos em um mundo em constante desenvolvimento tecnológico, que cria uma grande rede de informações para questionamentos, pesquisas e estudos. A tecnologia oferece muitas possibilidades ao profissional para acompanhar as tendências, aperfeiçoar seu conhecimento, sua área de atuação e adaptar-se às necessidades do mercado, o que contribui para seu crescimento profissional.
Com ela, tem-se acesso fácil à informação, sendo possível aprender mais rápido e ter diversas fontes de pesquisa de um mesmo tema. Essa possibilidade de aprendizado contínuo permite que as pessoas tenham liberdade de inovação, construam formas de solucionar problemas mais complexos, desenvolvam habilidades, entre outros. No entanto, em meio a tantas fontes de informação, diversas questões devem ser analisadas para que não se perca o foco e o objetivo da aprendizagem.
Não basta apenas ter informações se não souber utilizá-las. Com a diversidade de conteúdos, é necessário ter foco e disciplina para não se perder ou distrair no mundo digital. Muitas vezes, é necessário que se abstraia de situações que envolvam entretenimento.
Assim dizia um dos mais renomados inventores na área da informática, fundador de uma das marcas mais cobiçadas do mercado no que tange à telefonia móvel, quando se referia às inúmeras oportunidades e à necessidade de se manter focado: “Algumas pessoas acham que foco significa dizer sim para a coisa em que você irá se focar. Mas não é nada disso. Significa dizer não às centenas de outras boas ideias que existem. Você precisa selecionar cuidadosamente” (Steve Jobs).
A estadunidense, analista de sistemas e programadora Grace Hopper afirma que “um ser humano deve transformar informação em inteligência ou conhecimento”. Desse modo, para que a internet seja aliada na formação, o profissional deve saber fazer uso dela. Para isso, disciplina e foco são essenciais para melhor aproveitamento do que ela proporciona.
De acordo com Nice Menezes Figueiredo, em “Metodologias para promoção de uso da informação” (1986), à medida que se aperfeiçoa o nível de desempenho dos profissionais no uso da informação, garante-se maior disseminação e melhor aproveitamento do saber acumulado pela humanidade, tanto das informações registradas nos suportes tradicionais quanto das veiculadas pelas novas tecnologias.

Janaína de Sousa Silva
janaina.silva316@fatec.sp.gov.br
Estudante do 4°semestre de Tecnologia em Gestão Empresarial –fatecnologia@fatecjales.edu.br

Comments are closed.